Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Boa ação

Farmácia de Londrina coleta remédios vencidos

Micaela Orikasa/Folha de Londrina
10 set 2010 às 08:39

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Recentemente, a promotoria do Meio Ambiente de Londrina, o Instituto Nacional de Desenvolvimento da Saúde e Ecologia (Indese), Vigilância Sanitária, farmacêuticos e pesquisadores estiveram reunidos para discutir a formação de uma campanha de conscientização sobre o descarte de medicamentos vencidos ou em desuso.

A iniciativa, que também visa criar pontos de coleta dos medicamentos, surgiu a partir de constatações de que o descarte incorreto, seja no lixo ou na rede de esgoto, traz consequências sérias à saúde humana e ao meio ambiente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Porém, antes mesmo de ser elaborado o plano da campanha, uma farmácia de Londrina já dá bons exemplos. ''Temos acompanhado essa problemática e resolvemos ampliar esse trabalho, que já é feito internamente, para toda a sociedade'', diz a farmacêutica Lucimara Bertoli, da Farmácia de Manipulação Phloraceae.

Leia mais:

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS


Em cada uma das farmácias da rede, as pessoas encontram coletores e informativos sobre a necessidade da destinação correta aos remédios. ''Percebemos que algumas pessoas já têm essa consciência, mas é preciso envolver toda a comunidade'', afirma ela, ao ressaltar que a coleta é válida para todo medicamento, independentemente do local onde foi adquirido.

Publicidade


A campanha ECO Phloraceae teve início no dia 18 de agosto e já conseguiu recolher mais de três coletores cheios, que serão recolhidos por uma empresa de Mauá (interior de São Paulo), responsável pelo transporte e incineração dos medicamentos. ''As embalagens e bulas, que não têm contato direto com o remédio, são destinados à reciclagem'', completa.


Segundo a farmacêutica, o próximo passo da campanha é fechar parcerias para que as escolas municipais se tornem pontos de coleta. ''O objetivo é recolher o máximo de medicamentos'', justifica.

Serviço: Mais informações sobre os pontos de coleta no telefone: (43) 3321-1222


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo