O Governo do Estado e o sistema Fecomércio/Paraná firmaram na última terça-feira (01) uma parceria para fortalecer as ações voltadas à prevenção da saúde da população paranaense. O termo de cooperação técnica prevê a execução de projetos integrados entre a Secretaria Estadual da Saúde e o Serviço Social do Comércio (Sesc) para a promoção de atividades educativas em todo o Paraná.
O documento foi assinado pelo secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, e pelo diretor regional do Sesc, José Dimas Fonseca. A solenidade também contou com a presença do presidente da Federação do Comércio do Estado do Paraná, Darci Piana, e do superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.
O secretário Caputo Neto disse que a parceria é muito bem-vinda, pois agrega uma importante entidade do Estado ao desafio de promover a cultura da prevenção. "Muitas pessoas só se lembrem de cuidar da saúde quando já estão se sentindo mal. Precisamos reverter isso e focar na prevenção. Desta forma, podemos reduzir muito o número de casos novos de diversas doenças", explicou.
Leia mais:
Brasil atingiu a marca de 672 mil pacientes que se tratam com cannabis medicinal
Deborah Blando revela que tem fibromialgia há 36 anos
Estudo aponta alta letalidade de cânceres relacionados ao tabaco
Anvisa estabelece novas regras para manipulação de implantes hormonais
A parceria prioriza as atividades em dez áreas específicas - controle da dengue, campanhas de vacinação, campanha de combate às hepatites virais, prevenção da Aids e doenças sexualmente transmissíveis, saúde bucal, saúde do homem, saúde da mulher, atenção primária, unidades móveis e doação de órgãos, medula óssea e sangue. Os temas foram escolhidos em conjunto pelas áreas técnicas das duas entidades e abordam as principais necessidades da população.
Entre as atividades propostas estão a oferta de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais, instalação de postos volantes de vacinação, organização de mobilizações de combate à dengue, promoção de palestras e encontros, além de criação e distribuição de materiais informativos em eventos.
O Estado será responsável por fornecer todo o apoio técnico, com profissionais capacitados e materiais de saúde, como os testes de diagnóstico. O Sesc dará apoio logístico e também contribuirá com recursos humanos e outros materiais.
Segundo o diretor regional do Sesc, o trabalho de educação em saúde é uma das diretrizes do Sesc em todo o Brasil. "Somos uma entidade mantida por empresários do setor do comércio e serviços, mas nos preocupamos com o bem-estar de toda a população", disse.
Fonseca explica ainda que a parceria com o Governo do Estado permitirá que o Sesc potencialize o trabalho que já desenvolve. "Já desenvolvemos uma série de ações sociais e de saúde nos 24 municípios com sede do Sesc no Paraná. Com essa atuação conjunta com as equipes da Secretaria da Saúde, certamente poderemos alcançar ainda mais pessoas", enfatizou.