Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Inflamação do miocárdio

Filho de Maurício de Sousa descobre miocardite e SBC explica que sintomas podem ser confundidos com infarto

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
03 jun 2022 às 14:37
- Reprodução/Instagram
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Esta semana, o filho do cartunista Maurício de Sousa, Mauro Sousa, compartilhou com o público o diagnóstico de miocardite que teve após ser internado, na semana passada. Segundo ele, ao chegar no hospital achou estar infartando, mas os exames atestaram a inflamação do músculo cardíaco, cujos sintomas podem ser confundidos com o de um infarto.


A SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) ressalta que a miocardite é a inflamação do miocárdio, responsável pela contração do coração, que prejudica o bombeamento do sangue, provocando arritmias e insuficiência cardíaca. Em casos mais complexos pode haver formação de coágulos no coração levando a um acidente vascular cerebral ou infarto. O tempo de duração depende da causa da inflamação e do estado de saúde do paciente. A recuperação pode levar, pelo menos, duas semanas ou meses em alguns casos. Quando mais complexos, os danos podem ser permanentes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Quadros leves de miocardite podem não apresentar sintomas ou até mesmo confundir com infecções virais. A recuperação é rápida e a pessoa pode nem saber que teve a inflamação. Nos casos em que os sinais são percebidos, a pessoa pode sentir dores no peito, arritmias, dificuldades para respirar, inchaço nas pernas, edemas e aumento no tamanho do fígado. Eventualmente pode ocorrer perda de consciência, dores de cabeça, no corpo e nas articulações, febre, dor de garganta e diarreia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aprovação dos moradores

Londrina se prepara para implementar Método Wolbachia de combate à dengue

Imagem de destaque
Entenda

Após indiciamento de Bolsonaro, PGR pede mais apuração sobre fraude em cartão de vacina

Imagem de destaque
Ex-BBB

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão

Imagem de destaque
Doença avança

Boletim da Dengue: regional de Londrina contabiliza mais de 25 mil casos em uma semana


Mais frequente em homens, a miocardite pode ocorrer em qualquer idade. Não há uma causa determinante e normalmente decorre de uma complicação de doenças infecciosas causadas por alguns vírus, bactérias, protozoários ou fungos, que podem estar associadas a uso de medicamentos, doenças autoimunes, consumo exagerado de álcool e drogas. A SBC e o seu Deic (Departamento de Insuficiência Cardíaca) estão disponíveis para mais detalhes sobre a miocardite, sintomas, complicações e tratamento. Outras informações podem ser acessadas em: https://www.coracao.org.br/miocardite.


Veja o post:

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade