Um filhote de golfinho riscado da espécie Stenella coeruleoalba, foi encontrado encalhado na praia de Itamambuca, em Ubatuba, no Litoral paulista, na última terça-feira (12). O animal foi encontrado por moradores, que acionaram o Instituto Argonauta, que fez o resgate do animal para tratamento.
O golfinho estava fraco, com natação irregular e começando a apresentar sinais de afogamento, mas mantinha a respiração constante. A espécie, de ampla distribuição pelos oceanos, é caracterizada por possuir uma faixa negra a partir dos olhos até a cauda e outra menor e mais clara que aparece do olho até a nadadeira.
O golfinho riscado vive em grande grupos, geralmente em águas mais afastadas da costa, alimenta-se principalmente de pequenos peixes, crustáceos e cefalópodes. Pouco se sabe sobre o estado de conservação da espécie, que, como muitos animais marinhos, sofrem com a interação com a pesca, com a poluição e as mudanças ambientais.
Leia mais:
Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano
Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
O Argonauta aproveitou para alertar a população para que sempre que encontrar animais marinhos, entrem em contato com entidades aptas para o resgate o mais rápido possível, pois quanto menor o tempo passado entre o encalhe e o resgate, maior é a chance de sobrevivência do animal.(Fonte: VNews)