Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vacinação

Fiocruz triplica capacidade de produção diária de vacinas e estima 18,4 milhões de doses até maio

Luís Costa - Folhapress
07 abr 2021 às 08:53
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


A Fiocruz anunciou que triplicou sua produção diária de vacinas contra a Covid-19 para 900 mil doses em comparação com o mês passado –em 8 de março, a capacidade de envasamento era de 250 a 300 mil doses por dia.

Com duas linhas de produção do imunizante de Oxford/AstraZeneca no Instituto de Tecnologia em Imunibiológicos (Bio-Manguinhos), na zona norte do Rio, a instituição prevê a produção de 18,4 milhões de doses da vacina até o dia 2 de maio.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os imunizantes são repassados ao Ministério da Saúde, que faz a distribuição aos estados e municípios. Até o dia 2 de abril, 8,1 milhões de doses (4 milhões importadas da Índia e 4,1 milhões produzidas pelo próprio laboratório) foram entregues.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ensino Superior

Brasil tem 22 graduações avaliadas entre as melhores do mundo, aponta ranking

Imagem de destaque
Fitofotodermatose

BBB 24: Dermatologista alerta para riscos do contato da pele com frutas cítricas ao sol

Imagem de destaque
Alerta

Hepatites virais matam 3,5 mil pessoas por dia no mundo, afirma OMS

Imagem de destaque
Alarmante

Brasil lidera países com maior incidência de câncer de pênis, responsável por 600 amputações por ano


Segundo a instituição, o começo de um segundo turno de trabalho permitirá a produção de até 1,2 milhão de doses diárias.

Publicidade


As vacinas hoje dependem da importação do chamado Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), produzido na China. O ativo é o principal ingrediente da vacina, já que contém o vírus modificado e enfraquecido, necessário para o estímulo de anticorpos na pessoa vacinada.


Um acordo de transferência de tecnologia com a AstraZeneca, encaminhado desde setembro de 2020, mas ainda não concluído, pode dar à Fiocruz o direito de produzir também o IFA. No fim de abril, está prevista a visita de técnicos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que farão a vistoria da área de produção da matéria-prima. A vistoria é necessária para que a Fiocruz receba o certificado técnico operacional da agência reguladora e possa ter autonomia para produzir o IFA.

Publicidade


Na última sexta (2), chegaram ao Rio mais 225 litros do ingrediente, o suficiente para produção de vacinas até maio. A expectativa é que a produção própria seja iniciada ainda no primeiro semestre deste ano.


Em março, durante audiência no Senado, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, estimou a produção de 100,4 milhões até julho e mais 110 milhões no segundo semestre. "A estratégia de assimilarmos a tecnologia para produção nacional é o que pode, no futuro, nos garantir um atendimento mais rápido em pandemias e epidemias que poderão vir", disse.

Publicidade


Ela participou de reunião virtual nesta segunda-feira (5) com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, para discutir o cronograma de entrega do IFA para a produção da vacina na Fiocruz.


A alta demanda por insumos no mercado internacional e a crise na malha aérea por conta da pandemia geraram o alerta de alguns fornecedores sobre riscos futuros de cumprimento dos cronogramas de entrega.

Publicidade


"O nosso compromisso é continuar o suprimento dos insumos ao Brasil para garantir a produção de vacinas conforme o cronograma", afirmou Wanming.


Segundo a instituição, protocolos de controle de qualidade também podem alterar previsões de entregas. Nesta semana, por exemplo, o cronograma original previa a entrega de 3,2 milhões de doses entre os dias 5 e 10 de abril, mas a Fiocruz entregará apenas 2 milhões, uma redução de 37,5% em relação ao esperado.


As doses não entregues ficam sob análise e deverão ser encaminhadas ao Ministério da Saúde nas próximas semanas.

Em nota, a fundação informou que não está enfrentando qualquer problema técnico ou operacional na fábrica. Todos os equipamentos funcionam corretamente e as equipes de fabricação da vacina já dominam os processos de produção.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade