Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Fórum alerta para o câncer de pulmão no Brasil

Larissa Ayumi Sato
Reportagem Local
28 nov 2018 às 17:39
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Especialistas, pacientes, imprensa, gestores da saúde estiveram reunidos para debater os principais desafios dos pacientes com câncer de pulmão no Brasil no II Fórum Temático - Câncer de Pulmão, que aconteceu na terça-feira (27), Dia Nacional de Combate ao Câncer, em São Paulo (SP).

O evento abordou diversos temas como prevenção, o cenário do câncer de pulmão na América Latina, combate ao tabagismo, diagnóstico precoce, prioridades dos gestores da saúde no combate à doença, além das novidades e entraves no tratamento deste tipo de tumores.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A fundadora e presidente do Instituto Oncoguia, que promoveu o evento, a psico-oncologista Luciana Holtz, informou que, segundo dados da Estimativa 2018 – Incidência de Câncer no Brasil, do INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), divulgado em 2 de fevereiro deste ano, estima-se que sejam diagnosticados 31.270 novos casos de câncer de pulmão, traqueia e brônquio em 2018. Destes novos casos, 18.740 são homens e 12.530 mulheres.

Leia mais:

Imagem de destaque
Altitude

Palmeiras recorre a suplemento para amenizar 'viagem que Guardiola não faz'

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR


São 18,16 casos novos a cada 100 mil homens, sendo o segundo tipo de tumor mais frequente, e 11,81 para cada 100 mil mulheres, ocupando a quarta posição entre os cânceres que mais ocorrem.

Publicidade


De acordo com o Oncoguia, o câncer de pulmão é o mais comum de todos os tumores malignos e está diretamente associado ao consumo de tabaco ou seus derivados. É uma doença silenciosa, não apresentado sintomas em suas fases iniciais. Consequentemente, o diagnóstico na maior parte das vezes é feito em estágios mais avançados da doença.


O Oncoguia é uma ONG (organização não-governamental) que existe para ajudar o paciente com câncer a viver melhor em todas as fases do tratamento.

*A jornalista viajou à capital paulista a convite do evento


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade