Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fique atento

Genes que podem agravar a osteoartrite do joelho

Redação Bonde
29 out 2010 às 16:24

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade da Carolina do Norte anunciaram os resultados de um estudo clínico que avaliou o desempenho de fatores genéticos no agravamento da osteoartrite, durante o Congresso Mundial de Osteoartrite, evento promovido pela Sociedade Internacional de Pesquisa em Osteoartrite (Osteoarthritis Research Society International - OARSI), realizado em Bruxelas, Bélgica, entre os dias 23 e 26 de setembro.

O estudo mostrou que pacientes com evidência radiológica de osteoartrite no joelho que haviam herdado um padrão genético específico no receptor antagonista interleucina-1 (IL-1Ra) tinham duas vezes mais chances de apresentar agravamento no quadro da doença.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para este estudo, 1154 pacientes participantes do Johnston County Osteoarthritis Project foram monitorados por um período que variou de 4 a 11 anos, de forma a envolver o início e a evolução da doença. Os pacientes tiveram seus genes avaliados no início do estudo e também foram monitorados por radiografias. Nove genes estariam associados à progressão da osteoartrite, na maior parte das vezes, eles estavam associados a variações no gene IL-1Ra.

Leia mais:

Imagem de destaque
Até julho, 544 atendimentos

Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres

Imagem de destaque
Análise

Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente

Imagem de destaque
Novos dados

Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos

Imagem de destaque
Escassez

Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas


A interleucina-1 (IL-1) é um dos principais compostos químicos envolvidos na destruição de cartilagens e ossos. Padrões genéticos que determinam a inibição da fabricação deste composto contribuem para a progressão da osteoartrite. O estudo americano demonstrou que três padrões genéticos específicos comumente encontrados na população mundial são preditivos de diferentes riscos para a progressão da osteoartrite.

Publicidade


A pesquisa foi conduzida por Joanne Jordan, chefe da Divisão de Reumatologia, Alergia e Imunologia do Thurston Arthritis Research Center, localizado na Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill. O estudo é o primeiro do tipo a incluir afrodescendentes americanos e caucasianos, bem como o pioneiro também na inclusão de fatores genéticos, exames radiológicos, sorológicos, físicos e funcionais de seus participantes.


"A forte ligação entre a osteoartrite progressiva e as variações do gene IL-1Ra, demonstrada por este estudo, e por dados provenientes de pesquisas anteriores, sugere que esta informação genética pode ajudar a identificar pacientes de alto risco e isso, por sua vez, auxiliaria os cientistas no desenvolvimento de drogas de combate à doença", explica o reumatologista Sergio Bontempi Lanzotti, diretor do Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares (Iredo).


A osteoartrite é a doença reumática mais comum no mundo e não há, até o momento, nenhuma droga que, comprovadamente, possa reverter sua progressão. Um dos desafios para o desenvolvimento de medicamentos para combater esta doença tem sido exatamente a falta de ferramentas que permitam prever quais pacientes são mais propensos a apresentar quadros mais graves de osteoartrite.

Há um forte potencial no uso de padrões genéticos IL-1Ra na seleção de pacientes para estudos clínicos que possam levar à descoberta de medicamentos mais eficazes. "A descoberta destes marcadores genéticos também é muito útil para médicos acompanharem mais de perto pacientes com maior propensão ao agravamento da doença e que, provavelmente, necessitarão de cirurgia", explica o reumatologista (com MW- Consultoria de Comunicação).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo