Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
34% a mais

Gordura trans é associada a um risco maior de morte

Redação Bonde
14 ago 2015 às 14:45

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma nova grande revisão de pesquisas existentes sugere que para as pessoas saudáveis, uma quantidade razoável de gordura saturada na dieta não representa qualquer risco para a saúde. As gorduras trans, por outro lado, foram associadas a um risco aumentado de morte por qualquer causa, morte por doença cardiovascular e um diagnóstico de doença coronária.

Orientações dietéticas recomendam que gorduras saturadas, encontradas em produtos de origem animal, como a manteiga, a gema de ovo e o salmão, constituem não mais do que 10% das calorias diárias. Gorduras insaturadas trans, conhecidas como gorduras trans, como os óleos hidrogenados que mantêm alimentos processados e a margarina, são principalmente industrialmente produzidas e devem fornecer não mais do que 1% das calorias diárias.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para a nova avaliação, publicada na revista científica "British Medical Journal", pesquisadores de várias instituições canadenses, incluindo a Universidade McMaster, em Hamilton, Ontário, incluíram dados de 41 estudos sobre a associação entre o consumo de gordura saurada e resultados na saúde, abrangendo mais de 300 mil pessoas, e 20 estudos de ingestão de gordura trans e os resultados de saúde, que cobriam mais de 200 mil.

Leia mais:

Imagem de destaque
Novo boletim

Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital

Imagem de destaque
Reforçar os estoques

Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano

Imagem de destaque
Brasil

Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS

Imagem de destaque
Estratégia inovadora

Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos


A ingestão de gordura saturada não foi ligada a doença cardíaca coronária, doença cardiovascular, acidente vascular cerebral ou diabetes tipo 2, mas sua ligação com o risco de morte por doença cardíaca coronária não era clara.

Publicidade


Consumir gorduras trans industriais foi associado a um aumento de 34% na mortalidade por qualquer causa, um risco 28% maior de mortalidade por doença cardíaca e um aumento de 21% no risco de doença cardíaca, apontaram os relatórios.


Segundo os pesquisadores, mais estudos seriam úteis porque a evidência era incerta para gorduras saturadas. Nenhum dos estudos que foram incluídos eram testes randomizados controlados, o tipo mais rigoroso de estudo; todos foram baseados na observação ao longo do tempo, de modo que outros fatores na vida dos participantes poderiam ter influenciado nos resultados.

Publicidade


Vários relatórios desde 2010 confirmaram que as gorduras saturadas não são associadas a ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, disse Ronald M. Krauss do Instituto de Pesquisa do Hospital Infantil de Oakland na Califórnia, especialista em doença arterial coronariana.


As gorduras saturadas são encontradas em produtos lácteos, carne vermelha e óleos tropicais, disse ele.

"Entre estes, a única categoria consistentemente associada com o risco de doença cardíaca é a carne vermelha, e mesmo neste caso, não é claro que a gordura saturada por si só seja a principal culpada", Krauss disse à "Reuters Health" por e-mail. "Pode haver outros mecanismos potenciais."
(com informações do site O Globo)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo