Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Segundo registros de 2020

Governo americano mostra 300 mil mortes a mais nos EUA

Folhapress
21 out 2020 às 08:29
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Relatório do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças, na sigla em inglês) publicado nesta terça-feira (20) estima que, de 26 de janeiro a 3 de outubro de 2020, ocorreram 299.028 mortes a mais nos EUA do que a média de 2015 a 2019, considerando o mesmo intervalo de meses. Dessa cifra, segundo o órgão, dois terços dos óbitos teriam sido causados diretamente pela Covid-19.


Os latinos registraram o maior crescimento no número de mortes neste ano, 53,6%. Asiáticos e negros vêm na sequência, com alta de 36,6% e 32,9%, respectivamente. Já indígenas tiveram crescimento de 28,9% no quesito. Entre brancos, o crescimento foi consideravelmente menor, com 11,9%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Esse acréscimo desproporcional é consistente com as disparidades observadas na letalidade da Covid-19", afirma o relatório. Antes, o CDC já havia publicado estudos mostrando como desigualdades sociais e econômicas e discriminação deixavam esses grupos em situação mais vulnerável frente ao coronavírus.

Leia mais:

Imagem de destaque
Imunize!

Doses de vacina contra dengue que não foram usadas serão redistribuídas

Imagem de destaque
Zona Oeste

Referência em atendimento de casos de dengue, UPA Sabará mantém atendimento de urgência em ortopedia

Imagem de destaque
Bolsonaro e + 15

Veja lista de indiciados pela PF sob suspeita de fraude em cartão de vacinação

Imagem de destaque
Alerta

Brasil passa de 1,8 milhão de casos de dengue em 78 dias e bate recorde histórico


O documento indica ainda que o maior aumento de mortes aconteceu em adultos com idades entre 25 e 44 anos (26,5%). Todas as outras faixas, mesmo dentro do grupo de maior risco, de idade superior a 60 anos, tiveram crescimento inferior a 21%. Entre menores de 25 anos, os óbitos caíram 2%.

Publicidade


A menos de duas semanas das eleições, as populações negra e latina dos EUA podem ter peso decisivo numa vitória do democrata Joe Biden. Mal avaliado na gestão da pandemia, o presidente americano, Donald Trump, pode ver os dois grupos mobilizarem-se para ir às urnas.


Diante do coronavírus, Trump adotou postura negacionista. Mesmo após contrair a Covid-19 e ser internado durante três dias, disse à população para não temer a doença que já matou mais de 220 mil e infectou ao menos 8,2 milhões de pessoas no país, o mais afetado pelo vírus em todo o mundo e que pode estar diante de um terceiro pico de contaminações.

Publicidade


O republicano foi diversas vezes contra medidas de restrição mais rígidas e raramente usou máscara em eventos públicos, inclusive durante um discurso na Casa Branca enquanto estava infectado.


Segundo levantamento do Pew Research Center, 68% dos americanos acham que o acesso à saúde é muito importante para a decisão de voto. Fica atrás apenas da economia (79%) e à frente de indicação para a Suprema Corte (64%), pandemia de Covid-19 (62%) e crimes violentos (59%).

Publicidade


Uma pesquisa do New York Times com o Siena College mostrou ainda como os efeitos da pandemia têm desgastado Trump em estados-chave, como a Flórida, que possui grande população de latinos.


Biden, por sua vez, usa máscara sempre que possível e critica incessantamente a atuação do republicano na crise, tentando transformar a eleição num referendo sobre o comportamento de Trump na pandemia.

O desafio de Biden, que conserva apoio entre negros, mas vem enfrentando dificuldades para atrair os latinos, é, principalmente, convencer os dois grupos a votar, já que o voto não é obrigatório nos EUA e a ausência desses eleitores foi um dos problemas que levaram à derrota de Hillary Clinton, em 2016.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade