Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Projeção irreal

Governo Bolsonaro previu 50% da população vacinada contra Covid-19 até junho

Vinicius Sassine - Folhapress
18 jun 2021 às 14:31
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Na cadeira de ministro da Saúde, Eduardo Pazuello usou projeções irreais para a vacinação contra a Covid-19 e levou em conta dados fantasiosos sobre a disponibilidade de doses até o fim do primeiro semestre de 2021, segundo dois documentos sigilosos do governo Jair Bolsonaro, enviados à CPI da Covid no Senado.

O gabinete de Pazuello considerava, em novembro de 2020, que metade da população estaria vacinada no primeiro semestre deste ano, que isso já asseguraria uma imunidade coletiva e que a retomada de atividades seria possível a partir de julho.
No mês anterior, em outubro, Pazuello fazia um cálculo ainda mais irreal. Para ele, o Brasil chegaria a meados de 2021 com capacidade de produção de 600 milhões a 800 milhões de doses de vacina e de ajudar países da região.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ao fim do primeiro semestre de 2021, o cenário é bem distinto do traçado pelo então ministro da Saúde em outubro e novembro de 2020.

Leia mais:

Imagem de destaque
Análise

Explosão de dengue no Brasil tem relação com desmatamento e mudanças climáticas, diz Fiocruz

Imagem de destaque
Alerta

Brasil tem média de 30 mortes por Covid diárias em 2024

Imagem de destaque
Tratamento

Entenda o que é a embolização, procedimento pelo qual Faustão passou após transplante de rim

Imagem de destaque
Recorde negativo

Com mais de 1,68 milhão de casos de dengue, Brasil supera números de 2023


Até agora, apenas cerca de 11% da população total e 15% da população adulta recebeu as duas doses da vacina.

Publicidade


Um dos documentos enviados à CPI da Covid é uma apresentação interna do Ministério da Saúde com detalhamento de um plano elaborado pela área de comunicação para subsidiar a atuação e o planejamento do gabinete de Pazuello. O documento foi confeccionado em outubro, com aplicação do plano prevista para novembro.


O ministério discutia o que fazer em relação à Coronavac, rejeitada por Bolsonaro em razão do protagonismo do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), mas decisiva para o início da vacinação contra a Covid, em janeiro.

Publicidade


O plano previa "mensagens-chave", como a de que o Ministério da Saúde buscava uma "solução para o Brasil". A pasta apoiava e financiava a compra da Coronavac, que seria incorporada ao PNI, segundo mensagem que deveria ser assimilada pela cúpula do ministério.


Segundo o documento, os "esforços do Ministério da Saúde" já garantiam, naquele momento, 186 milhões de doses: 46 milhões da Coronavac, 100 milhões da AstraZeneca e 40 milhões do consórcio internacional Covax Facility, viabilizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Publicidade


"Essa quantidade total garante a imunização de quase metade da população brasileira (93 milhões) ainda no primeiro semestre de 2021", afirma o documento. "A vacinação de cerca de metade da população pode ser suficiente para o atingimento da imunidade coletiva, ou seja, para reduzir a um nível seguro a circulação do vírus no Brasil."


Naquele momento, a Fiocruz já tinha assinado o contrato com a AstraZeneca para ter 100,4 milhões de doses.

Publicidade


Com o Butantan, foi diferente. Em 20 de outubro, Pazuello anunciou a existência de um acordo para a compra de 46 milhões de doses da vacina. No dia seguinte, o ministro foi desautorizado por Bolsonaro.


A assinatura do contrato com o Butantan só foi comunicada pela gestão de Pazuello no começo de janeiro.

Publicidade


No caso da Covax Facility, o governo anunciou em setembro que havia decidido fazer parte da aliança internacional. A opção foi por apenas 42,5 milhões de doses, ou 10% da população. A entrega das vacinas está programada até o fim deste ano.


"Estará tudo pronto para a retomada segura de atividades a partir de julho do ano que vem (ou xxxx meses [como consta do documento] após a aprovação da vacina pela Anvisa) graças aos diversos esforços do governo federal", afirma o documento interno do Ministério da Saúde, de novembro de 2020.

Publicidade


O ministério calculava ainda que a Fiocruz teria a partir de abril a "tecnologia necessária" para produzir de 100 milhões a 165 milhões de doses, "podendo imunizar mais de 80% da população brasileira ainda em 2021".


O contrato de transferência de tecnologia, que permite à Fiocruz produzir o IFA (ingrediente farmacêutico ativo) da vacina, só foi assinado em junho.


Até agora, a fundação entregou 53,8 milhões de doses ao PNI, sendo uma parte (4 milhões) importada da Índia e outra parte (49,8 milhões) produzida com IFA da China.


A projeção de que o Brasil estaria produzindo, neste momento, de 600 milhões a 800 milhões de doses de vacina foi feita por Pazuello a Carissa Etienne, diretora da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), braço da OMS nas Américas.


A reunião virtual ocorreu em 16 de outubro e o relato do que foi dito à diretora foi feito ao Itamaraty pela assessoria internacional do Ministério da Saúde. Um telegrama diplomático, então, foi remetido às missões brasileiras junto à ONU (Organização das Nações Unidas) e à OEA (Organização dos Estados Americanos). Uma cópia do telegrama foi enviada à CPI.

Procurado, o Ministério da Saúde não respondeu até a publicação desta reportagem.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade