Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Operação Verão

Governo do Estado divulga balanço, atendimentos da saúde cresceram 26%

Redação Bonde/ Agência de Notícias
24 fev 2015 às 16:52

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Governo do Estado fez 72.458 atendimentos básicos ou emergenciais nos serviços de saúde pública no Litoral nos 67 dias de Operação Verão. A média foi de 1081 atendimentos diários. O número é 26% maior que na temporada anterior, quando foram feitos 69 mil atendimentos em 81 dias de Operação Verão – média de 851 por dia.

O balanço foi divulgado nesta terça-feira (24) pela Secretaria de Estado da Saúde. A Operação Verão começou em 20 de dezembro do ano passado e terminou em 22 de fevereiro. Para esta temporada, o atendimento nos hospitais e demais unidades de saúde do Litoral foi reforçado com mais de cinco mil plantões extras de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, o reforço garantiu a tranquilidade dos pacientes. "Temos o compromisso de oferecer serviços de qualidade à população e, sem apoio do Estado, os municípios não teriam condições de reforçar os quadros de funcionários para atender o aumento no número de turistas", destacou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reforçar os estoques

Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano

Imagem de destaque
Brasil

Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS

Imagem de destaque
Estratégia inovadora

Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas


As cidades de Matinhos e Guaratuba foram responsáveis por 44% dos atendimentos, a maioria consultas médicas. O Hospital Regional de Paranaguá fez 7.532 atendimentos, dois mil a mais que na temporada anterior. O número de internamentos no hospital foi de 1.530 pacientes.

Publicidade


TRANSPORTE


O Litoral também ganhou apoio de mais três UTIs móveis extras para o atendimento de urgência e emergência. Com isso, 11 veículos, entre Siate e Samu, garantiram os 2.733 transportes de pacientes na Operação Verão.

Publicidade


O helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) contribuiu também para o resgate rápido de 45 vítimas de afogamento.


BARRACAS DA SAÚDE

Publicidade


Neste ano, assim como na temporada passada, as tendas da saúde foram montadas no calçadão à beira das praias de Matinhos e Guaratuba. Nelas, foram realizados 5.920 testes rápidos com 84 resultados reagentes, sendo 17 para HIV, 54 de Sífilis, quatro para Hepatite B e nove de Hepatite C.


O Governo do Estado, em parceria com os municípios, tem intensificado a oferta dos testes rápidos em eventos em que há grande circulação da população e a estratégia tem se mostrado eficiente para identificar pessoas infectadas e que ainda não desenvolveram a doença.

Publicidade


"Todos que tiveram testes positivos já foram orientados e encaminhados para tratamento. Com o diagnóstico precoce podemos interromper a disseminação das doenças e garantir qualidade de vida à pessoa", afirmou o coordenador da Divisão de DST, AIDS e Hepatites Virais da secretaria estadual da Saúde, Francisco Carlos dos Santos.


Os profissionais de saúde fizeram ainda 3.972 aferições de pressão arterial, 1.485 testes de glicemia e a distribuição de quase 350 mil camisinhas. Os profissionais do Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI), que mantiveram uma exposição de animais peçonhentos junto dos hospitais de campanha, atenderam cerca de 4,5 mil pessoas por dia durante a temporada.

Publicidade


VIGILÂNCIA SANITÁRIA


As equipes de vigilância sanitária da Secretaria Estadual da Saúde e dos municípios cumpriram 97 vistorias na temporada e apreenderam 929,19 kg de alimentos em situação irregular, como carnes que deveriam estar congeladas e estavam resfriadas.


Supermercados, lanchonetes, restaurantes, panificadoras, bares, fábricas de alimentos, mercados de peixe, feiras livres, distribuidoras de bebidas e alimentos foram inspecionados. Em razão de irregularidades, ao menos 45 foram notificados para se adequar às normas sanitárias e sete foram interditados por cometer infrações graves de higiene e conservação dos alimentos.

(Arquivo PDF clique aqui)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo