O governador Beto Richa assinou o decreto de criação do Programa Paranaense de Mobilidade por Bicicleta. O Ciclo Paraná lança as diretrizes da política estadual de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte e para esporte, lazer, educação no trânsito e turismo sustentável.
As discussões para a criação do Ciclo Paraná foram coordenadas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos por meio de um grupo formado por 21 instituições. Participaram da elaboração cicloativistas, universidades e órgãos municipais e estaduais.
O objetivo também é nortear as cidades sobre políticas estruturais, de cicloturismo e de educação no trânsito relacionadas com a bicicleta.
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"O uso da bicicleta nas cidades tem uma relação intrínseca com o meio ambiente, já que contribui para redução da poluição atmosférica. O Ciclo Paraná trata ainda de qualidade de vida", disse o secretário do Meio Ambiente, Ricardo Soavinski.
O decreto assinado pelo governador cria ainda o Conselho Paranaense de Ciclomobilidade (Conciclo), que terá a participação de órgãos públicos estaduais, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (Cicloiguaçu), organização que reúne ciclistas de todo o Paraná.
O Conciclo vai debater propostas de políticas públicas para viabilizar o cumprimento das ações elencadas no decreto. A coordenação do Conciclo será feita pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
NA PRÁTICA - Antes mesmo de o decreto ser assinado, algumas ações previstas no Ciclo Paraná estavam sendo desenvolvidas. No teste teórico da carteira de motorista, os candidatos respondem, pelo menor, uma questão referente à Legislação de Trânsito envolvendo bicicletas e ciclistas. A exigência do Departamento de Trânsito (Detran-PR) vale desde meados do ano passado.
Uma das medidas econômicas do Governo do Estado para estimular a venda e o uso de bicicletas foi a redução da carga tributária de 18% para 12% para bicicletas e peças. A queda da alíquota foi implantada há quase um ano.
Já a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, que também faz parte do Ciclo Paraná, incluiu ciclovias nos projetos de rodovias com traçados metropolitanos. Um exemplo é a duplicação da avenida João Leopoldo Jacomel, ligação entre Curitiba, Pinhais e Piraquara, que está ganhado ciclovia dos dois lados.
Outra obra que inclui ciclovia é a duplicação da Rodovia da Uva, em Colombo. Também estão previstas ciclovias em trechos urbanos da PR-323, entre Maringá e Francisco Alves.
Para multiplicar as discussões em diferentes regiões, o Ciclo Paraná prevê a criação de núcleos de mobilidade urbana, com ênfase no uso da bicicleta, nas universidades estaduais. Também estão previstos apoio na elaboração de Planos Diretores Cicloviários dos Municípios ou Planos Municipais de Apoio à Bicicleta.
A criação de rotas municipais de cicloturismo no Paraná com sinalização específica para os ciclistas também faz parte do programa, assim como a instalação de paraciclos nos prédios das Secretarias de Estado, campanhas de incentivo à carona solidária.
O Ciclo Paraná integrará ações da Sanepar, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano - responsável por projetos de mobilidade – do Departamento de Trânsito o Paraná (Detran/PR), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e outros órgãos de governo.