O Governo do Estado entrega a partir da próxima semana 1.880 computadores para informatizar as salas de vacina existentes no Paraná. O objetivo é facilitar que os municípios alimentem em tempo real o sistema de informação referente aos dados sobre vacinas aplicadas na rede pública de saúde.
Os primeiros equipamentos foram repassados nesta sexta-feira (23), pelo governador Beto Richa, aos municípios do Litoral do Estado. Foram repassados 44 computadores para os sete municípios. Matinhos recebeu seis unidades.
A entrega foi feita durante a solenidade de autorização das obras de revitalização da orla de Caiobá, em Matinhos. Richa disse que a aquisição dos computadores faz parte da série de ações do governo estadual para melhorar cada vez mais o atendimento à saúde da população. "Estamos ampliando e melhorando sistematicamente a estrutura de saúde em todo o Estado, para que os cidadãos possam ter atendimento de qualidade o mais próximo possível de onde moram", afirmou Beto Richa.
Leia mais:
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
PRIMEIRO - O Paraná é o primeiro Estado a adquirir os equipamentos de forma centralizada e distribuí-los a todos os seus municípios. "É um reforço importante para melhorar a qualidade do atendimento nas unidades básicas de saúde dos municípios", afirmou o diretor-geral da Secretaria Estadual da Saúde, Sezifredo Paz.
O investimento na aquisição dos 1.880 computadores é de R$ 3,5 milhões, através de uma parceria com o Ministério da Saúde. A ação faz parte do programa Vigiasus, de qualificação dos setores de vigilância em saúde da rede própria do Estado e dos municípios.
CONTROLE - Atualmente, nem todas as salas de vacina do Estado contam com computadores conectados ao Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).
Em muitas unidades de saúde o controle de doses aplicadas é feito de forma manual e só posteriormente é cadastrado no sistema. Isso dificulta que os gestores tenham acesso a dados reais sobre a situação da cobertura vacinal de cada município.
A informatização das salas de vacina possibilitará, ainda, que o profissional de saúde busque informações sobre o histórico vacinal dos usuários.
A mudança evitará problemas por conta da perda da carteirinha de vacinação, algo bastante comum. Hoje em dia, quem perde a carteirinha de vacinação e está no meio de um esquema vacinal tem que reiniciar o ciclo e tomar novamente a primeira dose.
DESEMPENHO - O Paraná sempre registra um dos melhores desempenhos do país em cCom a medida, o Paraná será o primeiro Estado a adquirir os equipamentos de forma centralizada e distribuí-los a todos os seus municípios.ampanhas de vacinação. No caso da gripe, por exemplo, mais de três milhões de paranaenses dos grupos prioritários foram imunizados. O sucesso disso tudo se deve à integração entre a coordenação estadual de imunização e as secretarias municipais de saúde.
ENTREGA - Neste momento, a equipe da Secretaria Estadual da Saúde está configurando os computadores e instalando os sistemas de informação essenciais para o trabalho nas salas de vacina. Gradativamente a entrega será feita de acordo com cronograma pré-estabelecido junto às regionais de saúde.
Com a medida, o Paraná será o primeiro Estado a adquirir os equipamentos de forma centralizada e distribuí-los a todos os seus municípios. A iniciativa do Paraná permitiu que os computadores fossem escolhidos de acordo com as especificidades necessárias para a operação do sistema, além de reduzir os custos da licitação.
Antes da entrega, os profissionais que atuarão na alimentação do sistema foram capacitados pelas equipes da Secretaria Estadual da Saúde para operar os novos computadores.