Caminhoneiros que participam da 17ª edição da Exposafra têm até esta quinta-feira (18) à disposição uma série de serviços de saúde. O estande da Secretaria estadual da Saúde, montado no Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá, funciona das 15 às 21 horas e oferece testes rápidos de hepatites B e C, HIV e sífilis.
A Secretaria mantém uma equipe preparada para prestar informações importantes sobre prevenção de doenças e hábitos saudáveis. Materiais educativos e preservativos também estão sendo distribuídos no estande.
Para a diretora da 1ª Regional de Saúde de Paranaguá, Terezinha Kersten, a feira é uma boa oportunidade para atingir um público que não frequenta muito os serviços de saúde. "Os caminhoneiros estão acostumados a viver na estrada e por isso não têm muito tempo para cuidar da saúde. Com o estande na feira, pudemos chegar mais perto deste grupo considerado de risco para diversas doenças", explicou.
Leia mais:
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná
95% das pessoas diagnosticadas com HIV no Brasil não transmitem a doença
Estima-se que nos quatro dias de feira mais de 400 testes rápidos sejam realizados. O superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, diz que os testes facilitam o diagnóstico precoce de doenças que muitas vezes não manifestam sintomas. "Quanto mais cedo for o diagnóstico e o início do tratamento, maiores as chances de cura do paciente", ressaltou.
Para realizar os testes, basta apenas uma gota de sangue retirada do dedo da pessoa. O resultado sai em cerca de 30 minutos e, caso dê positivo, o paciente já é encaminhado imediatamente para o tratamento. Antes e após o teste, a equipe de saúde também faz um breve aconselhamento sobre as medidas preventivas das doenças sexualmente transmissíveis.