Crianças entre 2 anos e 5 anos podem se vacinar contra o vírus da gripe suína a partir desta segunda-feira (24), em etapa de prorrogação da campanha nacional de vacinação.
A vacina para este grupo é tomada em duas meias doses. Uma agora e outra 21 dias depois da primeira. Portanto, os pais devem ficar atentos, pois as crianças terão que ir duas vezes ao posto de saúde.
"Compramos mais doses do que precisávamos para atingir os grupos prioritários para atender demandas que surgissem ao longo da campanha. Vamos usar estas vacinas para este grupo que é o mais vulnerável entre os que ficaram de fora", explicou José Gomes Temporão, ministro da Saúde. Segundo levantamento da pasta, ainda resta mais de 10 milhões de doses da vacina.
Leia mais:
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná
A vacinação para pessoas de 30 a 39 anos e gestantes ainda continua até 2 de junho. O Ministério recomenda que os municípios vacinem os grupos que ainda não atingiram a meta de 80% (doentes crônicos e adultos de 20 a 29 anos). Isso vale também para a vacina contra a gripe comum destinada aos idosos. Em São Paulo, a vacinação está sendo feita de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Segundo o Ministério da Saúde, a campanha até agora imunizou 61 milhões de pessoas, o que corresponde a 70% do público que é considerado de risco para a gripe.