As novas dependências do Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram inauguradas na manhã desta quarta-feira (3). Com a reforma e ampliação, o centro médico espera expandir a coleta de leite materno, que é menor do que a apresentada entre os anos de 1999 e 2000.
Naquela época, o HC fazia, em média, a coleta de 350 litros de leite ao mês. Atualmente a coleta varia entre 150 e 250 litros por mês, o que é suficiente para atender a demanda do HC. Porém, o hospital espera recuperar os índices registrados no final da década retrasada. O leite excedente no HC é repassado a Unidades de Saúde.
Um dos cinco primeiros bancos de leite do país, o local tem área de 275 metros quadrados e ganhou consultório do enfermeiro (para o atendimento das mães e doadoras), sala de administração, sala de recepção e sala do nutricionista. O local recebeu novos móveis.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
De acordo com a assessoria de imprensa da UFPR, os recursos para essa reforma vieram do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF) no valor total de R$366.823,27.