Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Hemepar inicia uso de plasma para tratamento da Covid-19

AEN-PR
02 mai 2020 às 10:26
- Hemepar
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) iniciou um projeto-piloto que permite a utilização de plasma convalescente como procedimento experimental no combate ao coronavírus, causador da Covid-19.

O plasma convalescente é a parte líquida do sangue coletada dos pacientes que se recuperaram da infecção pela doença. A técnica utiliza este material para tratar pessoas que tenham sido contaminadas pelo vírus e estejam no início dos sintomas, ainda no quadro leve.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Este trabalho do Hemepar faz parte das ações do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, para viabilizar alternativas de tratamento e minimizar a gravidade dos casos de coronavírus no Paraná, com o objetivo de desafogar os serviços de saúde, salvar vidas e contribuir com as pesquisas científicas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Leia mais:

Imagem de destaque
Cardiologista orienta

Cardíacos precisam de cuidado redobrado com a dengue; Londrina teve aumento de mortes

Imagem de destaque
Veja alguns casos

Pênis falso, xixi do filho: malabarismos de atletas pra fugir de antidoping

Imagem de destaque
Saiba quais

Vacinação contra a dengue vai ser ampliada para mais 17 municípios da região de Apucarana

Imagem de destaque
Mitos e verdades

Chocolate Diet, light ou zero? Nutricionista ensina como escolher ovos de Páscoa


Projeto

Publicidade


O Hemepar realizará exames em pacientes que estão curados da Covid-19 para confirmação de positividade para anticorpos. Após isso, será feito o agendamento para a coleta de plasma convalescente (plasma hiperimune).


Os doadores precisam ter sido diagnosticados com a doença e aguardar certo período de tempo depois da recuperação antes da doação para obtenção do plasma.

Publicidade


O sistema imunológico da pessoa que foi contaminada pelo vírus produz proteínas na corrente sanguínea para combater a doença – os chamados anticorpos. Sendo assim, após a recuperação do paciente infectado, os componentes sanguíneos com estes anticorpos podem ser coletados e utilizados em outras pessoas para auxiliar no tratamento da doença.


"Acreditamos que estes anticorpos quando transfundidos em pessoas que acabaram de receber um diagnóstico positivo para a Covid-19, possibilitem uma evolução da doença de forma mais branda, não necessitando de intubação ou internamento em UTI’s”, explicou a diretora do Hemepar, Liana Labres de Souza. "Diminuindo os agravamentos e as internações, teremos condições de atendimento melhor à população”.

Publicidade


Nota técnica


As orientações aos estados para realização do procedimento estão na Nota Técnica nº 21/2020 assinada pelo Ministério da Saúde e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), intitulada: "Coleta e transfusão de plasma convalescentes para uso experimental no tratamento de pacientes com Covid-19”.


Apoio

O projeto da instituição conta com o apoio do Lacen/PR (Laboratório Central do Estado), Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), CHT (Complexo Hospitalar do Trabalhador) e Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade