O Hemocentro do Hospital Universitário (HU) de Londrina superou, nesta quinta-feira (14), a média diária de coletas de sangue realizadas durante campanhas internas e externas na cidade.
Mais de 40 doações foram feitas hoje, superando as 35 coletas efetivadas, em média, todos os dias. A assistente social do Hemocentro, Eliana Palu Rodrigues, afirmou que o aumento ocorreu por causa das comemorações do Dia Internacional dos Doadores de Sangue.
Segundo ela, empresas e postos de saúde agendaram coletas no Hemocentro, que não realizou campanhas externas. "Superamos o número apenas com as doações feitas no local", ressaltou. Além disso, estudantes de escolas estaduais visitaram o Hemocentro e participaram de atividades de educação e conscientização.
Leia mais:
Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano
Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Eliana destacou que as doações são importantes durante o período que antecede o inverno, já que o número de coletas diminui na estação mais fria do ano por causa das infecções respiratórias. "É necessário reforçar os estoques, principalmente dos tipos negativos que possuem menos doadores com mais restrições", explicou.
O Hemocentro funciona diariamente das 8h as 17h30, exceto domingo e feriados.