"A ciência homeopática – um novo paradigma na medicina" é o tema da mesa-redonda que será realizada no próximo dia 20, no auditório da Associação Médica de Londrina (AML). O evento abre a 6ª turma do curso de especialização em homeopatia de Londrina, com quatro convidados: a bióloga Carmen Lúcia Rocha, da Universidade Estadual de Maringá; o médico homeopata Luiz Darcy Siqueira e a médica veterinária Valéria Veneza, de Campo Grande (MS); e a filósofa Rosângela Volpato, docente do Departamento de Educação da UEL.
A mesa-redonda é aberta ao público e vai das 9 às 12 horas. A inscrição é gratuita e deve ser feita no local (avenida Harry Prochet, 1055). Já a especialização em homeopatia, segundo a coordenadora do curso, médica Rosana Nechar, é destinada a médicos, veterinários, farmacêuticos e dentistas.
Segundo ela, a mesa vai focar a discussão nos novos princípios norteadores da prática científica, baseados na ética, sustentabilidade ambiental, interdisciplinaridade, valorização da complexidade e respeito à subjetividade. "É premente a necessidade de promoção de ações sócio-políticas que se ajustem aos novos paradigmas, para melhorar a saúde e a qualidade de vida da sociedade. A homeopatia apresenta uma racionalidade própria que contempla a integralidade e o respeito à individualidade, estando em consonância com as concepções científicas contemporâneas", esclarece.
Leia mais:
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
Especialidade médica reconhecida pela Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Federal de Medicina desde 1980, a homeopatia é oferecida na rede pública em vários municípios brasileiros, amparados pela portaria do Ministério da Saúde, de maio de 2006.
"A homeopatia utiliza a capacidade de reorganização do nosso organismo ao estimular sua energia vital, responsável pela vida e pelo equilíbrio orgânico", afirma Rosana, que também é vice-presidente da regional sul da Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB).
Ela fez mestrado em Educação na UEL sobre a complexidade no ensino da homeopatia e coordena o Centro de Especialização em Homeopatia de Londrina (CEHL), entidade formadora da AMHB. O curso é feito em parceria com o Departamento de Homeopatia da AML e apoio da Associação Médica Homeopática do Paraná e da Associação Opção pelo Semelhante.
Começa no dia 20 de abril e vai até março de 2015. É semipresencial com aulas virtuais via web e atividades presenciais trimestrais, aos sábados. As aulas práticas são realizadas em ambulatórios específicos. Mais informações no www.cehl.com.br ou nos telefones (43) 3347-9505 ou 9929-8341.