O Honpar (Hospital do Norte do Paraná), de Arapongas, vai instalar mais dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para Covid-19 para desafogar o atendimento de pacientes com cuidados especiais, depois que a lotação passou a oscilar em torno de 100%. Os novos leitos devem começar a operar na segunda-feira (8), por meio de convênio com o SUS.
Com a ampliação, o Honpar passará a contar com 50 leitos de UTI exclusivos para Covid-19. Os leitos de enfermaria permanecerão em 40.
Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o número de pacientes encaminhados para a unidade tem se mantido próximo de 100%, chegando a ultrapassar a capacidade de leitos de UTI em até 10%. Na tarde desta quinta-feira (4), por exemplo, estava em 92,5%, enquanto as vagas de enfermaria para Covid-19 chegavam a 42,5% de ocupação. Entretanto, na quarta-feira (3), a unidade chegou a receber 41 pacientes para seus 40 leitos de UTI, configurando lotação de 102,5%.
Leia mais:
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná
95% das pessoas diagnosticadas com HIV no Brasil não transmitem a doença
No início da pandemia, o Honpar ofertou 20 leitos de UTI e 20 leitos clínicos para atendimento de Covid-19 e fez as devidas adequações estruturais na ala verde.
Com a progressão da pandemia, houve a necessidade de ampliação para 30, depois, 40 e, agora, 50 leitos de UTI.
Mais uma ala do hospital, chamada de "ala branca" está sendo preparada para receber os pacientes clínicos, de menor gravidade, ficando a ala verde exclusiva para pacientes de terapia intensiva.