O HZS (Hospital Zona Sul de Londrina) vai oferecer, nos dias 24 e 25 de setembro, o evento Ações em Cuidados Paliativos. As atividades vão ocorrer no auditório do hospital e são promovidas pela Comissão Intra-Hospitalar em Cuidados Paliativos da instituição em parceria com a Escola de Saúde Pública do Paraná. O evento é aberto ao público.
O evento vai apresentar a trajetória da implantação da modalidade de Cuidados Paliativos no HZS, que se iniciou há um ano e cinco meses. As ações vão contar com a participação de especialistas para compartilhar sobre temas importantes no contexto hospitalar, como a Comunicação de Más Notícias e Finitude. Além disso, os membros da Comissão Intra-hospitalar de Cuidados Paliativos vão compartilhar as vivências, os desafios enfrentados e as perspectivas dos Cuidados Paliativos na instituição. Algumas famílias atendidas pelos serviços também vão estar presentes para contar seus relatos.
A implantação dos cuidados paliativos na instituição contou com adequações no espaço físico, como a pintura do quarto, a aquisição de camas elétricas, a instalação de cortinas para manter a privacidade, a contratação de médicos com perfil para a modalidade e várias adequações nos processos de trabalho. Segundo Solange Gomes da Silva, psicóloga e coordenadora da Comissão, o programa atendeu um total de 221 pacientes desde a implantação, o que promoveu uma assistência direcionada ao conforto e à dignidade do paciente com perspectivas terapêuticas limitadas.
Leia mais:
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas
Saúde confirma morte de homem em decorrência da dengue em Cambé
Anvisa aprova registro do primeiro medicamento para distrofia muscular de Duchenne
Os benefícios dos Cuidados Paliativos não foram apenas para os pacientes e familiares que podem ficar juntos às 24 horas do dia e receber a assistência humanizada e assertiva da equipe multiprofissional, como também no contexto hospitalar como um todo, pois melhorou a taxa de ocupação hospitalar, permitindo que tenha leitos de emergência disponíveis para os casos reversíveis, otimizando os recursos físicos, humanos e terapêuticos a todos que necessitam.
Serviço:
Data: 24 e 25 de setembro
Horário: 24/09 - das 13h30 às 17h30 e 25/09 - das 18h às 22h
Local: auditório do Hospital Zona Sul de Londrina, localizado na rua das Orquídeas, nº 75