A Irmandade da Santa Casa de Londrina (ISCAL) inaugura nesta terça-feira (6), uma unidade exclusiva para transplantes de órgãos, no Hospital Mater Dei.
A unidade conta com oito leitos, sendo seis de internação e dois de UTI, além de duas salas cirúrgicas específicas.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Para a instalação da unidade, foi necessário realizar uma adequação em um dos andares do hospital, pois a unidade possui 453 m². Dois novos leitos foram implantados e áreas já existentes foram modificadas para os seis leitos de internação e estruturas de apoio necessárias para o bom funcionamento.
Duas salas cirúrgicas também foram preparadas para atender aos casos de transplantes. Com a ampliação, a UTI passa a oferecer 12 leitos. No total, o hospital tem 80 leitos.
423 transplantes
Atualmente os transplantes em adultos da ISCAL são realizados no Hospital Santa Casa de Londrina. Os pediátricos são no Hospital Infantil Sagrada Família. O complexo hospitalar é referência no interior do Paraná para transplantes de dois órgãos sólidos - coração e rim. Na região norte do Estado é o único a realizar transplantes cardíacos. São 368 renais e 55 cardíacos, desde os primeiros em 1985 e 1994, respectivamente.
"Com uma estrutura própria e leitos exclusivos, principalmente de UTI, o serviço de transplante atenderá com mais agilidade e qualidade", afirma o superintendente da ISCAL, Fahd Haddad. Inicialmente, a Unidade vai atender os transplantes renais, que são a maior demanda. A proposta é que, posteriormente, os transplantes cardíacos em adultos da ISCAL também sejam realizados no Hospital Mater Dei.