A Irmandade da Santa Casa de Londrina (ISCAL) inaugura nesta terça-feira (6), uma unidade exclusiva para transplantes de órgãos, no Hospital Mater Dei.
A unidade conta com oito leitos, sendo seis de internação e dois de UTI, além de duas salas cirúrgicas específicas.
Para a instalação da unidade, foi necessário realizar uma adequação em um dos andares do hospital, pois a unidade possui 453 m². Dois novos leitos foram implantados e áreas já existentes foram modificadas para os seis leitos de internação e estruturas de apoio necessárias para o bom funcionamento.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Duas salas cirúrgicas também foram preparadas para atender aos casos de transplantes. Com a ampliação, a UTI passa a oferecer 12 leitos. No total, o hospital tem 80 leitos.
423 transplantes
Atualmente os transplantes em adultos da ISCAL são realizados no Hospital Santa Casa de Londrina. Os pediátricos são no Hospital Infantil Sagrada Família. O complexo hospitalar é referência no interior do Paraná para transplantes de dois órgãos sólidos - coração e rim. Na região norte do Estado é o único a realizar transplantes cardíacos. São 368 renais e 55 cardíacos, desde os primeiros em 1985 e 1994, respectivamente.
"Com uma estrutura própria e leitos exclusivos, principalmente de UTI, o serviço de transplante atenderá com mais agilidade e qualidade", afirma o superintendente da ISCAL, Fahd Haddad. Inicialmente, a Unidade vai atender os transplantes renais, que são a maior demanda. A proposta é que, posteriormente, os transplantes cardíacos em adultos da ISCAL também sejam realizados no Hospital Mater Dei.