O Hospital Infantil Sagrada Família realiza neste sábado (20) um mutirão de cirurgias para remoção da fimose – a postectomia ou circuncisão. Nove crianças, com idades entre 2 e 7 anos, serão beneficiadas na segunda etapa do mutirão. No primeiro dia, 12 crianças de Londrina e região foram atendidas. A ação continua a cada duas semanas, sempre aos sábados, podendo beneficiar até 150 crianças. Todos os pacientes são do Sistema Único de Saúde (SUS).
Um dos primeiros pacientes a serem operados aguarda há 2 anos e quatro meses pela cirurgia. Os demais aguardam desde o ano passado. Entre eles, três são de Londrina. Os outros são de Cambé, Jaguapitã, Tamarana, Japira e Maringá.
Uma equipe de oito médicos entre cirurgiões, anestesistas e residentes estão envolvidos para viabilizar as cirurgias. São eles: duas cirurgiãs pediátricas: Ides Miriko Sakassegawa e Ricardo Parreira, que também são docentes do Hospital Universitário (HU); duas anestesistas: Amália Tamae Okamoto e Juliane Cavalheiro; e quatro residentes de Medicina do HU: André Fernando Tannouri Garbin, Karina Miura da Costa, Sandro José de Oliveira e Paulo Gasparetto.
Leia mais:
Anvisa aprova registro do primeiro medicamento para distrofia muscular de Duchenne
Hospital Zona Norte faz mutirão noturno de cirurgias eletivas em Londrina
Como ficará a dedução dos gastos com saúde após as mudanças no Imposto de Renda?
Envelhecimento da população ampliará demanda por gastos com saúde, projeta Tesouro
Duas salas cirúrgicas serão usadas simultaneamente para os procedimentos sob a coordenação da médica Ides Sakassegawa. As duas primeiras cirurgias devem começar às 7h30. A última deve terminar por volta das 12h30. As crianças operadas devem ter alta do Hospital no mesmo dia.
180 postectomias em 2015 – O Hospital Infantil realiza, em média, 30 postectomias/mês. O que representa 18% do total de 170 cirurgias/mês realizadas no Hospital. Só neste ano, o Infantil já realizou 180 postectomias, mais da metade em pacientes do SUS.