Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Atendimento começa em 2016

Hospital Sírio-Libanês terá sede no Paraná

Rodrigo Batista - Redação Bonde
14 jan 2013 às 17:10

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Paraná terá, assim como São Paulo, um Hospital Sírio-Libanês, com início de obras previsto para o primeiro semestre de 2013. Nesta terça-feira (15), o Governo do Paraná assina um termo para doação de um terreno em Curitiba para que Sociedade Árabe de Beneficência do Paraná (Saben), que será a mantenedora, instale o Hospital. O novo centro médico terá atendimentos para convênios e pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A aprovação da doação do terreno foi feita pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) em dezembro de 2012. O projeto para a construção de um Hospital Sírio-Libanês no Paraná, semelhante ao paulista, é um projeto antigo, de cerca de 20 anos, segundo o presidente da Saben, o médico Rached Hajar Traya.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o presidente, em uma primeira fase, com obras previstas para serem finalizadas em 2016, o hospital será referência em algumas áreas de atendimento: oncologia (tratamento de câncer), cardiologia, neurologia, neurocirurgia, cirurgia bariátrica, cirurgia do aparelho digestivo, ortopedia, proctologia (tratamento de doenças do intestino) e urologia. "Além de outras especialidades satélites, como a endoscopia. Nesse primeiro momento, a capacidade de atendimento será de 220 leitos", disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS


Depois de 2016, segundo Traya, a previsão é a construção de outros setores de referência, como uma unidade para atendimento infantil, oncologia ginecológica e uma maternidade. "Será um hospital privado, porém filantrópico. Isso significa que também terá atendimento pelo SUS", afirma o médico. Para a nova fase, a Saben ainda não prevê capacidade de atendimento.

A área cedida para a construção do Hospital Sírio-Libanês do Paraná fica no bairro Vila Izabel, em Curitiba, localizada na Rua Tamoios. O terreno tem 10 mil metros quadrados e fica ao lado do Colégio Estadual para Surdos Alcindo Fanaya Júnior. O custo da obra será de R$ 500 milhões e os recursos serão captados de comunidades árabes de Curitiba e do Paraná, além de fundos filantrópicos de países árabes, entidades públicas de fomento e parcerias público-privadas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo