Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Síndrome pós-covid

HU abre ambulatório para tratar pacientes com sequelas do coronavírus

Redação Bonde
21 out 2020 às 17:47
- Divulgação/Assessoria HU/UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


O serviço de Pneumologia do HU (Hospital Universitário) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) vem atendendo casos de sequelas causadas pela Covid-19 em seu ambulatório. Os pacientes com sintomas persistentes e que caracterizam a síndrome são acompanhados por profissionais especializados na área, que monitoram as sequelas respiratórias com auxílio de exames de imagem e função pulmonar.

Esta é a segunda iniciativa em hospital público no Estado do Paraná, seguindo as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) para acompanhamento das pessoas que vieram a contrair o vírus da Covid-19. Com este ambulatório, o HU/UEL fecha o ciclo de cuidados com estes pacientes, oferecendo tratamento de ponta em todas as fases da doença.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O acesso ao atendimento especializado é aberto aos pacientes do SUS internados no HUL, que é o hospital de referência para atendimento Covid-19.

Leia mais:

Imagem de destaque
Análise

Explosão de dengue no Brasil tem relação com desmatamento e mudanças climáticas, diz Fiocruz

Imagem de destaque
Alerta

Brasil tem média de 30 mortes por Covid diárias em 2024

Imagem de destaque
Tratamento

Entenda o que é a embolização, procedimento pelo qual Faustão passou após transplante de rim

Imagem de destaque
Recorde negativo

Com mais de 1,68 milhão de casos de dengue, Brasil supera números de 2023


Síndrome pós-covid

Publicidade


A Covid-19 se espalhou pelo mundo nos últimos 10 meses, desde que foi reconhecido pela primeira vez em Wuhan, uma cidade com mais de 11 milhões de pessoas na China central, em dezembro de 2019. Em um mês, os investigadores chineses identificaram um novo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, como sua causa.


Mais recentemente, ficou claro que em alguns pacientes os sintomas debilitantes persistem por semanas ou até meses. Em alguns desses pacientes, os sintomas nunca desapareceram. Foi documentado que a lesão de órgãos persiste nos pulmões, coração, cérebro e rins, mesmo em algumas pessoas que apresentavam apenas sintomas leves.

O ritmo lento de recuperação, as sequelas pulmonares derivadas do acometimento pulmonar e da embolia pulmonar associada a quase 30% dos casos, associado a sequelas de internação em unidade de terapia intensiva e a síndrome da fadiga crônica levam a chamada "síndrome pós-Covid”.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade