Médicos dermatologistas, docentes e residentes – todos voluntários – estarão atendendo a população neste sábado (26), das 9h às 15h, no Ambulatório do Hospital de Clínicas (AHC) do HU, no Campus Universitário, dentro da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, organizado nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
O atendimento à população visa detectar câncer de pele em pessoas que apresentam algum sintoma da patologia, além de conscientizar sobre a necessidade de prevenção contra a doença.
A SBD criou, em 1999, o Programa Nacional de Controle do Câncer de Pele preocupada com os números alarmantes da doença no País. Desde então tem feito a campanha anualmente. Segundo a Sociedade, o câncer de pele representa a maior incidência entre as doenças relacionadas ao câncer. A exposição ao sol de forma inadequada pode ser a principal causa.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
O atendimento é gratuito. No ano passado, o evento realizado no AHC detectou 20 casos de câncer de pele em 196 atendimentos. Todos foram encaminhados aos serviços especializados.