A direção do HU/UEL (Hospital Universitário da UEL) decidiu retomar gradativamente com os horários de visitas a pacientes internados no complexo. Todas as visitas estavam suspensas desde o dia 12 de junho, por decisão da CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) e por determinação da diretoria de Enfermagem.
Devido à situação epidemiológica vivida pela pandemia do novo Coronavírus, e para garantir a segurança dos profissionais da saúde e dos próprios familiares dos pacientes, foi decidido que as visitas ficariam suspensas temporariamente a partir de 12 de junho.
Segundo a Diretora de Enfermagem, Dra. Magali Godoy P. Cardoso, "a partir de agora, aos poucos, e com os devidos cuidados, o hospital irá retomar os horários de visitas, porém, com algumas mudanças e restrições”, conta.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Inicialmente as visitas serão retomadas nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). Atualmente o HU/UEL conta com 5 UTIs e cada uma delas receberá visitas um dia por semana. Por exemplo, a segunda feira, será o dia em que os pacientes internados na UTI 1 receberão suas visitas, na terça será a vez da UTI 2. A quarta será o dia reservado para os pacientes da UTI 3. Quinta, os pacientes da UTI 4 poderão rever seus familiares e a UTI 5 ficou com a sexta-feira.
As visitas foram flexibilizadas, mas as regras de circulação passam a ser rigorosas, pois o objetivo é permitir um conforto às famílias e pacientes internados. Entre as restrições e mudanças está que cada familiar, na hora da visita, será guiado por membros do serviço de Capelania Hospitalar e estagiários do projeto Brasil Conta Comigo.
Cada paciente poderá receber a visita de apenas uma pessoa (fora do grupo de risco e sem sintomas gripais) e por um tempo de 5 minutos. Ao realizar as visitas solicita-se manter unhas curtas, retirar adornos (brincos, anel, pulseira, colar, etc.), manter cabelos presos e não trazer sacolas e bolsas.
Nos finais de semana e nas enfermarias as visitas continuam suspensas por tempo indeterminado, bem com a presença de companhias, exceto em situações específicas e com autorização expressa das chefias.