Um levantamento feito pelo Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Universitário entre outubro no ano passado e setembro desse ano, apontou que em 148 famílias, pelo menos 1 criança de até 14 anos foi internada, vítima de queimaduras de 1°, 2° ou 3° grau. E que nesse período, 3 crianças morreram em consequência dos ferimentos.
Buscando reduzir tais números, o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Ambiental, Social, Sustentável (IDEASS), e o Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Universitário de Londrina, lançará na próxima segunda, dia 18, o "Movimento de Prevenção de Queimaduras" (MPQ). Uma iniciativa que visa promover ações educativas que busquem minimizar o índice de acidentes em crianças de 0 a 14 anos. A iniciativa do movimento partiu de um grupo de profissionais da área de saúde.
Para o lançamento do programa, o escritor José Luiz Tejon, especialista em superação de traumas por queimaduras, irá dar uma palestra no mesmo dia, às 19h30, no Anfiteatro do HU. a participação é gratuita e a presença deve ser confirmada até hoje (15/10) pelo número (43) 3324-8032.
Leia mais:
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo após cinco anos
Campanha médica promove evento focado na prevenção de arritmias em Londrina
Confira a programação do evento:
Programação:
- 20, 21 e 22 de outubro – Exposição Pública no Calçadão (Banco do Brasil)
- 21/10 – Exposição no Seminário "Responsabilidade Social da Unimed" – das 9h15 às 9h45 e das 16 às 16h30 (Parque Ney Braga)
- 22/10 – Exposição no Seminário "Responsabilidade Social da Unimed" – das 9h45 às 10h15, no Parque Ney Braga;
- De 25 a 27 – Visita às Escolas Vicente Rijo, Maria Cândida e Ruth Lemos (Teatro sobre como prevenir queimaduras)
- Dias 26, 27 e 30 – Capacitação profissional (Vila da Saúde e Pastoral da Criança)