Os paranaenses poderão agora realizar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) o implante coclear, indicado para casos de surdez acima de 80% nos dois ouvidos, independente da idade do paciente. A cirurgia gratuita era antes feita apenas em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro. O Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) passa a ser credenciado para realizar um implante por mês. O procedimento particular chega a custar R$ 70 mil e possui cobertura obrigatória dos planos de saúde.
O primeiro procedimento no HC da UFPR será realizado em outubro, em um jovem de 18 anos. Ainda não há filas para realizar a cirurgia no Estado. Em São Paulo, onde o implante é feito há três anos pelo SUS, os pacientes esperam em média dois anos. As pessoas interessadas no procedimento devem passar por avaliação e exames para ver se a cirurgia é indicada. Para isso, é necessário agendar consulta com um otorrinolaringologista em postos de saúde da rede pública de qualquer cidade do Paraná. Eles encaminham os casos para o HC, localizado em Curitiba.
Segundo o médico Rogério Hamerschmidt, professor do departamento de Oftalmo-Otorrinolaringologia do HC, aproximadamente três mil paranaenses podem recuperar a audição através deste procedimento.