Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique atento!

Inca convoca doadores de medula óssea a atualizar dados cadastrais

Agência Brasil
25 set 2019 às 09:50
- Elza Fiúza/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Doadores de medula óssea cadastrados no Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea) estão sendo convocados pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) para atualizar seu cadastro. "As pessoas mudam de endereço, de telefone, e é comum não lembrarem de atualizar os dados no Redome”, afirma Décio Lerner, diretor do Cemo (Centro de Transplante de Medula Óssea do Inca).

A campanha pela atualização das informações no Redome vale para doadores de todo o Brasil. A atualização dos dados permite que o doador seja localizado com maior agilidade em caso de compatibilidade com algum paciente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Décio Lerner destacou a importância da doação, "porque isso pode salvar a vida de alguma pessoa que não teria outra chance de cura”.

Leia mais:

Imagem de destaque
Das 9h às 13h

Londrina terá ação integrada de combate à dengue neste sábado; veja os bairros

Imagem de destaque
Cardiologia

Nova diretriz orienta como medir pressão arterial dentro e fora de consultório para diagnóstico

Imagem de destaque
Alarmante

Em Londrina, mortes por dengue disparam 400% em um ano

Imagem de destaque
Impasse

Dois meses depois de publicação do edital, obra da UPA Sol em Londrina segue em aberto


Criado em 1993, o Redome é, atualmente, o terceiro maior registro do mundo, com mais de quatro milhões de doadores cadastrados. De acordo com Lerner, o cadastro fica atrás somente dos Estados Unidos e da Alemanha.

Publicidade


Compatibilidade - O Cemo realiza, em média, 90 transplantes de medula óssea por ano, todos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Lerner informou que o banco de doadores de medula óssea é utilizado para quem não tem doador na família. No Redome, pode ser encontrado um doador totalmente compatível ou quase totalmente compatível.


Dependendo do tipo de doença, como no caso de leucemias avançadas, não faz diferença se o doador é totalmente compatível ou quase totalmente compatível, ressaltou o especialista.


Para outros casos, entretanto, a preferência é por doadores 100% compatíveis. Doenças benignas, como aplasia de medula (rara doença hematológica caracterizada pela produção insuficiente de células sanguíneas na medula óssea) e imunodeficiência (grupo de doenças caracterizadas por um ou mais defeitos do sistema imunológico), estão inclusas nesse caso.

O diretor do Cemo lembrou que a atualização dos dados dos doadores de medula óssea pode ser feita no site do Redome. Não foi definido prazo para isso, mas o Inca apela para a conscientização dos doadores no sentido de providenciarem a atualização cadastral o mais rápido possível.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade