Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cuide-se

Incontinência urinária acomete mais de 10 milhões de brasileiros

Redação Bonde com assessoria de imprensa
14 mar 2016 às 14:45

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, a incontinência urinária acomete mais de 10 milhões de pessoas, entre homens e mulheres. Grande parte das pessoas que convivem com a doença vive à margem da sociedade, por falta de informação, diagnóstico e tratamento adequados.

Por isso hoje (14), Dia Mundial da Incontinência Urinária, concentra diversos esforços e ações para orientar a população de que independente de sexo ou idade, a disfunção urinária não deve ser encarada como um curso normal e que tem tratamento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com Dr. Sílvio Henrique Maia de Almeida, a data é importante não apenas pela conscientização a respeito das disfunções urinárias, que são muito frequentes, mas pelo devido esclarecimento sobre suas consequências, que levam milhares de pessoas ao isolamento, bem como o leque de tratamentos disponíveis.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Acesso à internet pode melhorar a saúde mental de pessoas acima de 50 anos, diz estudo

Imagem de destaque
Tratamento?

Hormonologia, sem reconhecimento de entidades médicas, se espalha nas redes e tem até congresso

Imagem de destaque
Lamentável

58 milhões de vacinas da Covid vencem no estoque federal; perda nos municípios é maior

Imagem de destaque
Alerta

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é neste sábado


"Os motivos que levam ao desenvolvimento da incontinência urinária são vários e alguns deles gerados por outras disfunções ou doenças de base, tais como AVC, trauma raquimedular, esclerose múltipla, o que torna muito comum atribuir a perda de urina como mera consequência, natural, e sem solução, quando isso não é verdade", explica o médico.

Publicidade


O constrangimento pela perda de urina e a sensação de impotência em lidar com ela faz com que o indivíduo limite suas atividades laborativas e sociais de rotina para evitar situações desconfortáveis.


Dr. Almeida explica que as terapias para a incontinência urinária se desenvolveram bastante nos últimos anos, oferecendo um leque multidisciplinar que soma de forma importante para o melhor acolhimento das necessidades de cada caso.

Publicidade


"Medicamentos anticolinérgicos, fisioterapia pélvica, aplicação de toxina botulínica A e procedimentos cirúrgicos compõem a linha de tratamento de quem sofre com a doença, com ótimos resultados para a melhora da qualidade de vida dos pacientes. Todas estas informações serão disponibilizadas à população que passar pelo local", relata dr. Almeida.


Sintomas
Perda involuntária de urina, podendo variar em intensidade de acordo com a causa e evolução da doença.

Publicidade


Tipos
Incontinência Urinária de Esforço:
A perda urinária ocorre ao tossir, espirrar ou fazer atividade física. Acomete mais frequentemente as mulheres, como consequência da gestação e parto natural, bem como devido ao enfraquecimento do assoalho pélvico na terceira idade.


Incontinência Urinária de Urgência: Ocorre como consequência de outra disfunção, a bexiga hiperativa, que por sua vez pode ser ocasionada por outras doenças de base, como doenças neurológicas – entre as quais estão Esclerose Múltipla e Mal de Parkinson, lesões medulares, ou mesmo por causa idiopática (sem origem identificada).


Tratamentos
Medicamentos orais
Fisioterapia pélvica
Toxina botulínica A
Cirurgias

Conheça mais sobre a doença no site Controle Urinário.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo