Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Focos de atenção

Índice de infestação de dengue está acima do recomendado em Tamarana

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
24 jan 2017 às 15:31

Compartilhar notícia

- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Profissionais da Vigilância Sanitária de Tamarana saíram às ruas da cidade neste mês para checar o nível de infestação de larvas do Aedes aegypti no município e constataram que o índice está em 8,3%. O que significa que de cada 100 imóveis, pouco mais de oito têm focos do mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. A taxa ideal recomendada pela Organização Mundial da Saúde é de menos de 1%.

Embora Tamarana não tenha tido casos recentes de dengue, atualmente há uma pessoa com suspeita de ter contraído a doença. A secretaria municipal de Saúde já começou a tomar medidas em relação à essa ocorrência. "Vamos passar veneno em nove quarteirões ao redor da casa [do paciente supostamente com dengue]. Ao mesmo tempo, os agentes de endemias também vão até esses imóveis para ver se há focos e larvas do mosquito", explicou o coordenador da Vigilância Sanitária, Guilherme Garcia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


As larvas foram encontradas em itens de fácil limpeza e remoção, como baldes, pneus e vasos. Por isso, segundo Garcia, o momento requer um esforço conjunto de todos os tamaranenses. "São muitas coisas que o próprio morador consegue eliminar  –  basta limpar o quintal. A responsabilidade dentro do imóvel é da pessoa que está ali. O poder público orienta, verifica como está a situação e pode até notificar o responsável, mas quem tem que fazer a limpeza é o morador", alertou ele.

Leia mais:

Imagem de destaque
Diz InCor

75% dos fumantes de cigarro eletrônico sofrem de ansiedade, diz estudo

Imagem de destaque
Confira a pesquisa

Crise climática afeta de forma desproporcional saúde de pessoas negras e indígenas no Brasil, aponta análise

Imagem de destaque
Verão e chuvas

Brasil tem estabilidade de casos de dengue, mas especialistas alertam para aumento em breve

Imagem de destaque
Saiba mais

Acesso à internet pode melhorar a saúde mental de pessoas acima de 50 anos, diz estudo

Além de pedir ajuda à população para eliminar os focos de Aedes, a Vigilância Sanitária também se mobiliza para reativar o Comitê Gestor Municipal de Controle da Dengue e, assim, aumentar o engajamento de toda a sociedade civil na questão. Para incrementar o quadro de profissionais do setor, ainda foi contratado um novo agente de endemias nos últimos dias.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo