Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sintomas visíveis

Infectologista explica como identificar e prevenir o HPV

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
26 jan 2017 às 17:40
- Divulgação/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O vírus do papiloma humano (VPH ou HPV, do inglês human papiloma virus) é uma doença que infecta a pele ou mucosas e possui mais de 200 variações diferentes. A maior parte dos subtipos são lesões benignas.

No entanto, alguns tipos são os responsáveis pelo desenvolvimento do câncer do colo do útero, que corresponde por cerca de 90% dos casos diagnosticados da doença. O HPV é ainda conhecido por verruga anogenital, crista de galo, cavalo de crista e figueira. A transmissão acontece por meio de relações sexuais, pelo contato pele a pele ou com de objetos contaminados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Sintomas

Leia mais:

Imagem de destaque
Prepare o bolso

Remédios devem ter reajuste de 4,5% a partir de 1º de abril

Imagem de destaque
17ª Regional de Saúde

Com 13 mil doses aplicadas, cobertura da vacinação contra dengue é de 57% na região de Londrina

Imagem de destaque
Escassez

Saúde deixa faltar drogas para hanseníase e pacientes ficam sem tratamento

Imagem de destaque
Entenda

Amplamente adotado, fumacê tem eficácia questionada e pode fazer mal à saúde


De acordo com o infectologista do Hapvida Saúde, Alfredo Passalacqua, o surgimento de verrugas é o principal sintoma perceptível do HPV.

Publicidade


"Um dos principais sintomas do HPV é o aparecimento de verrugas sob a pele na área dos lábios e boca – que podem chegar às cordas vocais –, e nas regiões genital e anal. As verrugas nas partes íntimas, tanto feminina quanto masculina, requerem cuidados especiais, já que podem se desenvolver para tumores malignos, principalmente no colo do útero e no pênis", explica o médico.


Prevenção

Publicidade


A vacina e a utilização de preservativo (camisinha) durante as relações sexuais são as principais formas de prevenção contra o HPV.


"As vacinas contra o HPV são mais efetivas quando aplicadas antes do início da atividade sexual. Por isso, as campanhas nacionais de vacinação tendem a ser voltadas para o público jovem, a partir dos nove anos de idade. É também nesta fase, até os 15 anos, que o organismo reage melhor à vacina, apresentando uma ótima resposta imunológica", diz o infectologista.

Publicidade


Diagnóstico


A maneira mais simples de diagnosticar o HPV é verificar, a olho nu, o aparecimento de verrugas genitais ou em qualquer área da pele. No entanto, é raro os pacientes infectados apresentaram verrugas visíveis. A maioria dos casos são lesões subclínicas e podem ser diagnosticadas por meio de exames laboratoriais ou na utilização de instrumentos com lentes de aumento.

Publicidade


"Além do exame clínico para detecção dos sintomas subcutâneos, o diagnóstico do HPV também pode ser realizado por meio de exames laboratoriais – citopatológico, histopatológico e de biologia molecular –, que revelam a presença do DNA do vírus", afirma Passalacqua.


Tratamento


Ainda não há método que elimine o HPV definitivamente do organismo, mas existem tratamentos que controlam os sintomas e combatem as lesões na pele. O tratamento pode ser químico, quimioterápico, imunoterápico e cirúrgico, a depender do estágio da infecção e do sistema imunológico de cada um.

"Lesões pequenas e superficiais podem ser eliminadas com a aplicação de agente químico ou cauterização. Verrugas em estágios mais avançados podem exigir procedimento cirúrgico. Como ainda não existe um tratamento que combata o vírus por completo, estimulamos o paciente a reforçar seu sistema imunológico para que o próprio organismo consiga se defender e combater a infecção. Por isso, indicamos que o paciente infectado cultive hábitos saudáveis, ao incorporar atividades físicas na rotina, alimentando-se adequadamente e eliminando práticas nocivas como o fumo", finaliza o médico infectologista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade