O governador Beto Richa sancionou nesta segunda-feira (21) a Lei número 425/2013 que declara de utilidade pública o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (iNESCO). O instituto, com sede em Londrina, no Norte do Estado, promove a formação de profissionais de saúde, em graduação e pós-graduação e atua com organização dos sistemas e serviços de saúde, entre eles o SUS no Paraná.
Com a sanção da lei, o instituto poderá se inscrever em projetos e programas desenvolvidos pelo Governo do Estado e acessar recursos públicos estaduais.
O diretor-presidente do Inesco, João Campos, destacou que o título de utilidade pública possibilita a ampliação dos projetos e a realização de novas iniciativas. "Temos projetos definidos para os próximos quatro anos e o título de utilidade pública abre a possibilidade de conseguirmos recursos para a execução", afirmou Campos.
Leia mais:
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
iNESCO – O Instituto foi criado em 30 de novembro de 1987 pelas áreas da Saúde Coletiva das Universidades Estaduais de Londrina, Maringá e Ponta Grossa. Era um núcleo de pesquisa e, antes mesmo de se constituir como instituto, ajudou a organizar o Sistema Único de Saúde no Paraná. Atualmente, o iNesco é formado por um quadro de associados individuais e institucionais. Os trabalhos da iNesco são desenvolvidos em quatro linhas principais: preparação de Recursos Humanos (ensino), prestação de serviços, geralmente consultorias (extensão), pesquisa e edição de publicações.