Isabelly Vitória Pardim Deus Mello, de um ano e nove meses, retornou para a casa, em Rolândia, nesta sexta-feira (29) depois de mais de um ano vivendo em hospitais. A paciente estava internada no Hospital Infantil Sagrada Família, em Londrina desde segunda-feira (25) para estabilização da viagem de Curitiba, onde ela esteve internada por meses no Hospital de Clínicas.
Esta foi a segunda internação de Isabelly no Hospital Infantil. A primeira foi de 24 de dezembro de 2013 a 23 de junho de 2014 quando ela foi transferida para o HC de Curitiba. Diagnosticada com imunodeficiência combinada grave, no HC ela foi submetida a um transplante de medula e a um implante de marcapasso diafragmático. O marcapasso diafragmático dela, nesse momento, deve ser acionado algumas vezes ao dia, intercalando com o uso de um respirador portátil.
Isabelly deixou o Hospital Infantil no início da tarde. O transporte de volta para casa foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia. Ela foi acompanhada por equipe de enfermagem do município e da mãe, Died Daiane Pardim Deus Melo. "Nem estou acreditando que ela vai pra casa. Estou emocionada mesmo. Agora é dar carinho e amor que ela precisa. Em casa ela vai ter todos os cuidados que tem no Hospital", disse Died na saída do Hospital Infantil.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Em casa, Isabelly deve continuar com atendimento domiciliar através da Secretaria de Saúde de Rolândia.