Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Efeito da pandemia

Isolamento antecipa a miopia em crianças, aponta estudo

Redação Bonde com assessoria de imprensa
19 jan 2021 às 15:09
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Estudo publicado na JAMA Ophthalmology mostra que a miopia, dificuldade de enxergar à distância, é o efeito mais expressivo para a saúde dos olhos durante a pandemia do novo coronavírus. Realizado na China com mais de 120 mil crianças entre 6 e 13 anos, o levantamento faz parte de uma pesquisa longitudinal que vem sendo coordenada desde 2015 por Jiaxing Wang. A análise dos exames após o lockdown de cinco meses em 2020 mostra que em comparação aos anos anteriores o isolamento aumentou 400% a prevalência de miopia em crianças com 6 anos de idade. Nos participantes com 7 anos o aumento foi de 200% e aos 8 anos de 40%.

Para o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) este estudo evidencia a influência de dois componentes relacionados ao estilo de vida no desenvolvimento da miopia precoce. Um é a falta de atividades ao ar livre e consequentemente da exposição ao sol. Isso porque, o contato com o sol estimula a produção de dopamina, hormônio do bem-estar que controla o crescimento axial do olho. O outro é o excessivo esforço visual para perto. Estas duas variáveis influem no aparecimento da miopia porque nossos olhos se desenvolvem até a idade de 8 anos e neste período a modulação da visão é mais sensível aos fatores ambientais, explica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Por isso, o especialista acredita que a miopia precoce diagnosticada na China tem um componente encontrado em um levantamento que realizou no hospital com 360 crianças de 6 a 9 anos que diariamente passavam horas usando eletrônicos. Neste grupo 21% apresentaram dificuldade de enxergar à distância, contra a prevalência de 12% apontada pelo CBO para esta faixa etária. O oftalmologista esclarece que se trata de uma alteração transitória, a miopia acomodativa. É decorrente do excesso de esforço visual para enxergar próximo que provoca o espasmo dos músculos do olho responsáveis pela alternância do foco para perto, meia distância e longe.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ex-BBB

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão

Imagem de destaque
Entenda

Após indiciamento de Bolsonaro, PGR pede mais apuração sobre fraude em cartão de vacina

Imagem de destaque
Doença avança

Boletim da Dengue: regional de Londrina contabiliza mais de 25 mil casos em uma semana

Imagem de destaque
183 no Paraná

Brasil já registra 1.657 mortes por dengue desde janeiro de 2024


Risco e prevenção
Queiroz Neto afirma que do ponto de vista clínico a descoberta da miopia precoce é bastante relevante. Isso porque, quanto antes uma criança se torna míope maior é a chance de na idade adulta ter alta miopia caracterizada por seis graus ou mais. "É preocupante porque em altos míopes o comprimento axial do olho é mais longo, fragiliza a retina, e por isso 1 em cada 3 tem deficiência visual grave causada por descolamento de retina, degeneração retiniana ou glaucoma”, salienta.

Publicidade


O oftalmologista ressalta que a primeira medida para controlar a miopia causada pelo estilo de vida é intercalar as atividades ao ar livre com o uso dos eletrônicos no dia a dia, inclusive durante a pandemia. O médico destaca que a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é evitar mais de duas horas ininterruptas diante de uma tela durante a infância. Para atender a demanda da criança por tecnologia orienta intercalar o uso respeitando o tempo preconizado pela OMS com atividades ao ar livre e exposição ao sol.


Outra recomendação preventiva é evitar o consumo exagerado de açúcar que também interfere no crescimento do olho. O limite diário de consumo preconizado pela OMS são cinco colheres de chá ao dia.

Publicidade


Terapias de controle
O oftalmologista destaca duas terapias de controle da miopia: colírio de atropina diluído a 0,01% e lente ortoceratológica.


O colírio reduziu em 50% a progressão da miopia em um estudo internacional. O problema é que embaça a visão, causa fotofobia e ardência nos olhos. Por isso nem sempre é bem tolerado pela criança.

A lente ortoceratológica é rígida e deve ser usada durante a noite para aplanar a córnea e eliminar a necessidade de usar óculos durante o dia. A mais nova versão desta lente foi desenvolvida com uma tecnologia que eliminou o desconforto experimentado nas versões anteriores. "É, portanto, uma boa opção para quem não pode passar pela cirurgia refrativa e quer se livrar dos óculos, desde que o grau seja moderado", conclui.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade