Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Recorde

Janeiro é o mês com mais casos de Covid-19 no Brasil

Folhapress
29 jan 2021 às 07:41
- AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Janeiro, ainda incompleto, já é o mês com mais casos de Covid-19 no Brasil, segundo dados do consórcio de veículos de imprensa. Do dia 1º até esta quinta-feira (28), foram 1.386.005 pessoas contaminadas pela Covid no país. O segundo mês com mais infecções é dezembro de 2020, com 1.339.503 infecções registradas.


Em terceiro e quarto lugares estão julho (1.257.813 casos) e agosto (1.244.603).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Especialistas já alertavam em 2020 que a pandemia apresentava sinais de crescimento em dezembro e que as comemorações de fim de ano -com reuniões familiares e festas- poderiam agravar ainda mais a situação da Covid-19 no país no começo de 2021, como de fato vem se observando.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

11 de abril é Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Parkinson: entendendo e enfrentando os desafios

Imagem de destaque
1.256 mortes pela doença

Brasil tem mais de 3 milhões de casos de dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Ensino Superior

Brasil tem 22 graduações avaliadas entre as melhores do mundo, aponta ranking

Imagem de destaque
Fitofotodermatose

BBB 24: Dermatologista alerta para riscos do contato da pele com frutas cítricas ao sol


Além do recorde de casos, o país também registrou, nesta quinta, o terceiro maior número diário de mortes, 1.439. À frente, só estão o dia 29 de julho, com 1.554 óbitos, e 04 de junho, com 1.470, superam.

Publicidade


O país também registrou 60.301 casos da doença, nesta quinta. Dessa forma, chega a 9.060.786 as pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia e a 221.676 os mortes pela doença.


O Nordeste é a única região do país no momento que apresenta situação de crescimento (de 139%) da média móvel de mortes em relação a 14 dias atrás. O Centro-Oeste, por sua vez, é a única em queda.

Publicidade


Os dados do país são fruto de colaboração inédita entre Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas diretamente com as Secretarias de Saúde estaduais.


Além dos dados diários, a Folha de S.Paulo também mostra a chamada média móvel. O recurso estatístico busca dar uma visão melhor da evolução da doença, pois atenua números isolados que fujam do padrão. A média móvel é calculada somando o resultado dos últimos sete dias, dividindo por sete.


De acordo com os dados coletados até as 20h, a média de mortes nos últimos sete dias é de 1.063. O valor da média representa um aumento de 6% em relação ao dado de 14 dias atrás e, com isso, uma situação de estabilidade na média.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorre em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade