O Programa Municipal de DST/HIV/Aids visitou 14 bares e casas noturnas no último final de semana em Londrina. Cerca de 400 jovens receberam orientações de equipes do programa sobre a prevenção do vírus HIV e o diagnóstico precoce por meio dos testes rápidos que são realizados gratuitamente em toda rede municipal de saúde.
De acordo com a gerente do Programa Municipal de DST/HIV/Aids, Hilda de Cassia Baptistotti, foram disponibilizadas três equipes com quatro servidores cada. As equipes visitaram os bares e casas noturnas mais próximas umas das outras. Segundo Hilda, houve boa recepção dos donos e gerentes dos estabelecimentos que permitiram a abordagem.
Foram distribuídos panfletos, preservativos e orientações sobre a prevenção do vírus HIV, principalmente durante as relações sexuais, por meio do uso da camisinha. Além disso, eles foram orientados pelas equipes a fazerem os testes rápidos disponíveis na rede municipal, inclusive nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das zonas rurais e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fica na Alameda Manoel Ribas, nº 1, região central.
Leia mais:
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
"Esperamos um aumento pela procura dos testes rápidos nas UBS e no CTA, mas principalmente, a conscientização das pessoas sobre a importância do uso de preservativos em todas as relações sexuais", ressaltou a gerente.
HIV e Aids
Existem diferenças entre os termos HIV e Aids. O primeiro refere-se ao vírus e o segundo à doença. Entre a infecção pelo vírus HIV e a manifestação da doença no organismo há um período máximo de oito anos. A ação do vírus é de destruição das defesas do corpo humano deixando o organismo suscetível a todo tipo de doença.
A transmissão acontece, principalmente, por meio de relações sexuais e quando há o contato com os fluidos do organismo de um indivíduo contaminado. A prevenção é feita por meio do uso de preservativos em todas as relações sexuais, bem como o não compartilhamento de seringas e de objetos perfurocortantes como, por exemplo, piercings e agulhas de tatuagem com sangue ou fluidos.
A realização dos testes rápidos é importante, pois se a contaminação pelo vírus for detectada a pessoa inicia o tratamento imediatamente evitando danos graves à saúde. Além disso, o paciente evita que outras pessoas sejam contaminadas já que o resultado do teste sai no prazo máximo de até 30 minutos após sua realização.
As próximas ações acontecem nas apresentações:
Bloco Bafo Quente; domingo (15), das 19h30 às 22horas,
Aterro do Lago Igapó e terça-feira (17), também das 19h30 às 22horas,
Praça Nishinomiya, em frente ao aeroporto.
Na segunda-feira (16), das 16h30 às 22 horas, o trabalho preventivo será na quadra da Escola de Samba Explode Coração, no Jardim Santiago.