Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Derivado da maconha

Justiça mantém fornecimento de canabidiol a adolescente com Síndrome de Rett

Redaçaõ Bonde com TRF4
11 dez 2014 às 11:03

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) julgou ontem o mérito da liminar que determinou o fornecimento do medicamento Hemp Oil, feito de Canabidiol- CBD, a uma menor de Santa Catarina portadora de Síndrome de Rett. A decisão manteve a ordem por maioria.

A autora, hoje adolescente, é totalmente dependente para as atividades da vida diária. A mãe buscou a canabidiol numa tentativa de diminuir suas crises epiléticas, que ocorrem, em média, três vezes ao dia, mesmo com a paciente usando três tipos de anticonvulsivantes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Após a mãe obter a liminar em primeira instância, a União recorreu ao tribunal pedindo a suspensão da medida sob o argumento de que trata-se de um medicamento ainda não registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de alto custo e eficácia duvidosa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS

Imagem de destaque
Não disponíveis

Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS

Imagem de destaque
Segundo pesquisadores

Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência

Imagem de destaque
Entenda

Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas


O recurso foi negado liminarmente pela juíza Salise Monteiro Sanchotene, convocada no TRF4, no dia 13 de novembro. O mérito do agravo de instrumento foi analisado hoje pela 3ª Turma. Conforme a relatora, ainda que o fármaco não esteja registrado na Anvisa, essa é uma situação excepcional. Ela observou em seu voto que já houve 113 autorizações de importação a particulares pela agência, sendo uma destas à autora, que então pediu judicialmente o custeio pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Publicidade


"A gravidade do quadro de saúde da adolescente constitui razão suficiente para o pronto acolhimento do pedido amparado por prescrição do médico assistente. Não havendo resposta clínica satisfatória, será possível cessar o tratamento deferido", afirmou a magistrada.


A decisão garante o tratamento por três meses, consistindo em 18 tubos de 10 gramas do medicamento. O processo corre em segredo de Justiça.


Síndrome de Rett

A Síndrome de Rett decorre de uma mutação do gene CDKL5. A doença causa um distúrbio do sistema nervoso que leva à regressão no desenvolvimento, especialmente nas áreas de linguagem expressiva e uso das mãos. Como o gene referido se dá no cromossoma X, a síndrome ocorre mais em meninas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo