O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD), assinou na noite desta segunda-feira (26) o Decreto número 947, que declara "Situação de Emergência e Alerta" no Sistema Municipal de Saúde.
A medida vale por 90 dias e pode ser prorrogada por igual período. Com a assinatura, a prefeitura pode tomar medidas emergenciais para realização de um novo concurso público, cancelado após recomendação do Ministério Público no dia 12 de agosto por plágio de questões e outras irregularidades.
O município também passa a ter a permissão de realocar profissionais para as atividades essenciais do Programa Saúde da Família, SAMU, Central de Regulação, Sistema de Internação Domiciliar, assistência farmacêutica e serviços de auditoria.
Leia mais:
Hospital Zona Norte faz mutirão noturno de cirurgias eletivas em Londrina
Como ficará a dedução dos gastos com saúde após as mudanças no Imposto de Renda?
Envelhecimento da população ampliará demanda por gastos com saúde, projeta Tesouro
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
A contratação temporária de recursos humanos também está autorizada, desde que sejam em quantidade "estritamente suficiente" para manter o atendimento à população.
Além do prefeito, assinam o decreto o secretário de Saúde, Francisco Eugênio de Souza, e de Governo, Paulo Arcoverde Nascimento.