O prefeito eleito de Londrina, Alexandre Kireeff, foi recebido pela reitora da UEL Nádina Moreno e pela superintendente do Hospital Universitário Margarida Carvalho na manhã desta terça-feira (27).
A criação de um grupo gestor, que envolva todos os segmentos de gestores da saúde da cidade e que coordene todas as ações da saúde, foi um dos principais pontos da conversa. "Precisamos construir uma agenda conjugada, dentro de um planejamento estratégico gerido por esse grupo gestor, para potencializar as ações da saúde", comenta Kireeff.
Parceria e esforço conjunto foram pontos abordados também pela reitora Nádina Moreno. "Um comitê gestor como esse precisa ser independente de Estado ou município", ressaltou a reitora. Ela comenta que tem muitos recursos disponíveis, que às vezes se perdem por falta de demanda e projetos bem elaborados.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
O cardiologista do HU Manoel Canesin destacou na conversa o ato de debater o problema da saúde no município que teve, na mesma mesa, o prefeito, a reitora e a superintendente; "É bom ver todos eles sentados à mesma mesa", frisou. Canesin destacou também a Telemedicina: "Ela está para a saúde no município como a Saúde da Família, introduzido pela UEL/HU há trinta anos, representou para o País naquela época", comentou.
O prefeito Kireeff assistiu ainda a um vídeo institucional do Hospital e visitou setores da instituição, como as Unidades Masculina e Feminina, a Maternidade, o Pronto Socorro, e os espaços da UTI 3 e UTI Neonatal.