30/07/21
PUBLICIDADE
Entenda

Lei que permite que indústrias veterinárias produzam vacinas é públicada

Pixabay
Pixabay


O presidente Jair Bolsonaro sancionou nessa quinta-feira (15), com veto, a Lei nº 14.187, de 15 de julho de 2021, que autoriza estabelecimentos fabricantes de vacinas veterinárias a produzir imunizantes contra a covid-19 e o IFA (ingrediente farmacêutico ativo), no Brasil, desde que cumpram todas as normas sanitárias e as exigências de biossegurança próprias dos estabelecimentos destinados à produção de vacinas para uso humano.

A lei publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (16) prevê também que todas as fases relacionadas à produção, ao envasamento, à etiquetagem, à embalagem e ao armazenamento de vacinas para uso humano deverão ser realizadas em dependências fisicamente separadas daquelas utilizadas para a fabricação de produtos destinados a uso veterinário.

O texto diz ainda que, quando não houver ambientes separados para que o armazenamento seja feito, as vacinas contra a covid-19 poderão ser armazenadas na mesma área de armazenagem das vacinas de uso veterinário, mediante avaliação e anuência prévias da autoridade sanitária federal e desde que haja metodologia de identificação e segregação de cada tipo de vacina.

Veto

O artigo 5º foi vetado pelo presidente da República. O texto estabelece que ato do Executivo poderia prever incentivo fiscal destinado às pessoas jurídicas que adaptassem suas estruturas industriais destinadas originalmente à fabricação de produtos de uso veterinário para a produção de vacinas contra a covid-19.

"Embora se reconheça a boa intenção do legislador ao autorizar benefício de natureza tributária, a propositura legislativa encontraria óbice jurídico por violar dispositivo na Constituição da República que determina que benefícios tributários só podem ser criados por lei em sentido estrito”, diz o documento.

Ainda de acordo com a justificativa do veto, "a propositura legislativa acarretaria renúncia de receitas sem apresentação da estimativa do impacto orçamentário e financeiro e das medidas compensatórias, em violação à Lei de Responsabilidade Fiscal e à Lei de Diretrizes Orçamentárias 2021”.
Agência Brasil
Continue lendo
Boletim diário

Paraná confirma mais 83 mortes e 2.274 infectados pela Covid-19

30 JUL 2021 às 15h51
Imunização

Maringá vacina população de 33 anos nesta sexta

30 JUL 2021 às 14h06
Hospital de referência

HU celebra jubileu com vídeos de memórias e logotipo especial

30 JUL 2021 às 11h15
Novas remessas esgotaram

Vacinação contra Covid está suspensa em três capitais

30 JUL 2021 às 09h44
Saiba quais são

Sintomas da Covid podem se confundir com os de gripe e resfriado

30 JUL 2021 às 09h02
Pandemia

Brasil completa 190 dias seguidos de média móvel de mortes por Covid acima de 1.000

30 JUL 2021 às 08h08
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados