Da meta de aproximadamente 30 mil crianças que seriam vacinadas contra a poliomielite (paralisia infantil) em Londrina, 39% ainda não haviam sido imunizadas até as 16h desta sexta-feira (28). A campanha termina na próxima segunda-feira (31).
De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, a taxa é considerada muito baixa. Segundo ela, as unidades básicas de saúde não abrirão suas portas neste final de semana. "Mesmo com o baixo percentual, não haverá prorrogação da campanha. Os pais têm até as 19h de hoje [sexta] e das 7h às 19h de segunda para vacinar seus filhos", afirma.
No primeiro dia de vacinação, no último dia 15, 9,3 mil crianças de 6 meses a 5 anos de idade foram imunizadas - 31% da meta.
Leia mais:
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná
Paralelamente à campanha contra a paralisia infantil, está sendo realizada em todas as unidades a multivacinação para a atualização das carteirinhas. Serão verificados os documentos de todas as crianças que comparecerem às unidades, inclusive das três mil que estão na faixa etária de zero a 6 meses e que não representam o público-alvo da vacina de poliomielite.
Os pais ou responsáveis devem levar o cartão de vacinação.