A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu nesta sexta-feira (25) lote com 3.880 doses de vacinas Janssen contra a Covid-19. O imunizante de dose única será utilizado para aplicação em caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário, que inclusive já podem fazer o Cadastro Prévio no Portal da Prefeitura. Além dessas categorias, as doses da Janssen serão destinadas também aos trabalhadores ferroviários e população em situação de rua.
As doses da Janssen se somam a uma remessa de 6.756 vacinas da Pfizer/Cominarty e 4.140 da Coronavac, que chegaram na cidade na tarde de hoje. Também foram entregues medicamentos do "kit intubação” para uso em hospitais da cidade.
O repasse teve a presença do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto; o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado; o secretário chefe da Casa Civil, Guto Silva; e a diretora da 17ª regional de Saúde, Maria Lúcia da Silva Lopes, entre outras autoridades.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, explicou que as vacinas Janssen serão destinadas a essas categorias pela praticidade de ter seu esquema completo com uma única dose. "Isso inclui o transporte coletivo urbano, o transporte de cargas, de passageiros intermunicipal ou interestadual, os caminhoneiros. Além disso, os profissionais do transporte aquaviário e ferroviários, e a população em situação de rua. Nós queremos combater a circulação do vírus e isso é vacinar todos”, detalhou.
Beto Preto reforçou a necessidade de que todos, vacinados ou não, mantenham a prevenção contra o novo coronavírus. O Paraná registra uma alta taxa de transmissão do vírus. "Precisamos continuar com todos os cuidados, a vacina não pode ser um álibi para retomar a vida normal. Uso de máscaras, distanciamento social, lavagem das mãos e o uso do álcool em gel precisam continuar”, frisou.
Para atender os profissionais dos transportes, que incluem motoristas e demais trabalhadores de apoio, a Secretaria Municipal de Saúde liberou nesta sexta-feira (25) o Cadastro Prévio on-line. "Fizemos um acordo com as maiores empresas de transporte de passageiros da cidade, a Grande Londrina, Londrisul e Viação Garcia, que vão fornecer a lista de seus trabalhadores para que não precisem entregar documentação comprobatória”, explicou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.
A partir de segunda-feira (28), os caminhoneiros e trabalhadores das demais empresas deverão entregar cópia de sua documentação pessoal e de vínculo de trabalho para análise, após fazer o cadastro no site da Prefeitura. As cópias dos documentos precisam constar em envelopes lacrados, que serão recebidos em quatro pontos: sede das secretarias municipais de Educação, de Saúde, a Supercreche – CMEI Valéria Veronesi, e a Escola Municipal Moacyr Teixeira.
Endereços para entrega dos envelopes:
Secretaria Municipal de Saúde (sede): Avenida Theodoro Victorelli, 103 – Jardim Helena
Secretaria Municipal de Educação (sede): Rua Mar Vermelho, 35, Jardim Cláudia
Escola Municipal Professor Moacyr Teixeira: Rua Luiz Brugin, 775, Conjunto Maria Cecília
Supercreche – CMEI Valéria Veronesi: Rua Benjamin Constant, 800, Centro