A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou novo boletim epidemiológico nesta terça-feira (4). Neste oitavo informe, foram contabilizados três novas confirmações e 462 notificações de dengue em Londrina. De acordo com a Sesa, é a cidade que registra o maior número de casos notificados da doença no estado.
São 17 casos autóctones confirmados desde 16 de agosto, data de início do novo período epidemiológico. Embora os números de notificações venham aumentando, nenhuma morte foi registrada.
A 17ª Regional de Saúde Londrina, com a população de 935.904, registrou 41 casos, sendo 36 autóctones e cinco importados, e 915 notificações da doença. São dois casos em Alvorada do Sul, dois em Assaí, cinco em Cambé, um em Guaraci, três em Ibiporã, um em Jaguapitã, oito em Jataizinho, dois em Sertanópolis e 17 em Londrina.
Leia mais:
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas
Saúde confirma morte de homem em decorrência da dengue em Cambé
Anvisa aprova registro do primeiro medicamento para distrofia muscular de Duchenne
Zika e chikungunya
Apenas uma notificação de chikugunya foi registrada em Alvorada do Sul, uma em Cambé e três em Londrina. Em relação ao zika vírus, somente duas notificações registradas em Jaguapitã. Conforme a Sesa, esses números se mantém desde o último boletim divulgado (27).
No Paraná, foram registradas 59 notificações de chikungunya e 66 de zika vírus. Apenas uma confirmação deste vírus foi contabilizada em Campo Magro, da 2ª Regional da Saúde Metropolitana.
Paraná
No Paraná, 163 dos 399 municípios registraram notificações da doença, destas cidades, 27 confirmaram a doença.
São 77 casos confirmados da doença no estado, sendo 66 autóctones e onze importados. Em uma semana, houve aumento de 22,65% no número de notificações no Paraná, de 1.810 para 2.220.
Maringá (região Norte do estado) registrou 222 notificações. Em seguida, está Curitiba, com 106; Cambé, com 105; Paranaguá, com 104; Foz do Iguaçu, com 102; e Cascavel, com 101.
Em relação aos casos confirmados, Londrina lidera com 17 casos, seguida por Maringá, com nove; Jataizinho, com oito; Cambé, com cinco e Cascavel, com quatro.
Vacinação
A campanha de vacinação contra a dengue, iniciada em 13 de agosto, a qual teve sua primeira etapa finalizada em 24 de setembro, imunizou aproximadamente 190 mil pessoas. Todas elas devem comparecer em Unidades de Saúde em fevereiro de 2017 para receber a segunda dose e, mais uma vez, em agosto para concluir o esquema vacinal.
"Além das pessoas que foram imunizadas, a proteção se estende a toda população, uma vez que servirá para reduzir a circulação viral na região", explica o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.