Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
1.803 casos autóctones

Londrina entra em estado de epidemia de dengue

Auber Silva - Redação Bonde
17 mar 2016 às 17:26

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com 328 casos para cada 100 mil habitantes, Londrina passa a enfrentar, a partir desta quinta-feira (17), uma nova epidemia de dengue. A confirmação oficial do quadro se dá pela atualização dos números da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), que considera a atual janela epidemiológica - de agosto do ano passado até a última quarta (16).

No total, a cidade registrou 1.803 casos autóctones - contraídos dentro dos limites do município - e 33 importados. O cálculo leva em conta apenas as contaminações ocorridas em Londrina, cuja população - segundo o último levantamento do IBGE, de 2012 - é de 548.249. Com estes números, a incidência é de 328 casos confirmados para cada grupo de 100 mil moradores. O parâmetro da Organização Mundial da Saúde (OMS) para definir quadro de epidemia é incidência de dengue superior a 300 casos por 100 mil habitantes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com a Sesa, Londrina também tem 10 pessoas infectadas com zika (sete autóctones) e um registro de chikungunya (importado).

Leia mais:

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS

Imagem de destaque
Não disponíveis

Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS

Imagem de destaque
Segundo pesquisadores

Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência


Pelos dados da Secretaria Municipal de Saúde, que analisa apenas os casos confirmados desde 1º de janeiro de 2016, a cidade não estaria em epidemia: foram 1.467 desde então, gerando incidência de 267,57. De todas as regiões da cidade, segundo os números municipais, as mais infectadas são a oeste (489 casos) e a norte (305).


Em entrevista coletiva nesta tarde, o secretário de Saúde de Londrina, Gilberto Marin, destacou que a prefeitura vai respeitar o cálculo da Sesa. Ações para intensificar o combate à dengue serão realizadas para tentar melhorar o quadro do município. Cargas do veneno foram liberadas pelo Governo do Estado e os caminhões de fumacê devem voltar a percorrer os bairros de Londrina a partir de sábado (19).

(com informações do repórter Celso Felizardo, da Folha de Londrina)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo