O Hospital do Coração irá inaugurar na noite desta sexta-feira (30) a Unidade de Atendimento Cardiovascular. A nova ala conta com 24 leitos hospitalares, sendo 11 deles de terapia intensiva. De acordo com a assessoria de imprensa, foram investidos R$ 2 milhões na ampliação, que compreende uma área construída de 700 metros quadrados. O setor será equipado com os mais modernos equipamentos e conceitos médicos de atendimento cardiovascular.
Os leitos da UTI possuem visão para o lado externo do edifício, propiciando ao paciente diferenciar o dia da noite e permitindo que tenham um contato visual com um ambiente diferenciado do hospitalar. Dos 11 leitos de terapia intensiva, quatro são de isolamento, equipados com televisão, banheiro e sistema de pressão negativa de ar, oferecendo ainda uma sacada individual, dando mais conforto ao paciente e seus familiares.
A Unidade de Atendimento Cardiovascular contará também com cinco leitos de apartamentos com instalações que permitem, de maneira rápida, transformá-los em leitos de UTI. Esses apartamentos seguem o mesmo padrão de decoração dos outros que já funcionam no hospital, buscando oferecer o máximo de conforto físico e visual.
Leia mais:
Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano
Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Oito leitos estão instalados de forma especial para funcionarem como hospital-dia, contando com ampla supervisão médica e de enfermagem para pessoas que necessitarem de alguns momentos de observação, porém sem a previsão de chegar a um internamento.
Todos os ambientes de internamento são revestidos com manta vinílica, uma espécie de piso que não permite a propagação de bactérias, um dos itens que corrobora para a manutenção do índice de infecção hospitalar do Hospital do Coração abaixo de 1%.
Estrutura
Com a inauguração da Unidade de Atendimento Cardiovascular, o hospital passa a contar com 100 leitos, sendo 59 deles de internação, 22 de UTI, 6 de terapia semi-intensiva, 8 de hospital-dia e 5 de observação e irá gerar 250 empregos diretos.
Atualmente, o Hospital do Coração conta com uma área de total de 4.030 metros quadrados e continua em processo de expansão, que deve ser finalizado em 2010.