Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saúde da mulher

Londrina inicia implantação de DIU medicamentoso

Redação Bonde com N.Com
13 ago 2020 às 12:00
- Reprodução/Ministério da Saúde
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muitas brasileiras sofrem com doenças uterinas, dores crônicas e sangramentos intensos. Pensando em melhorar a qualidade de vida dessas mulheres e evitar que as mesmas precisem passar por um procedimento cirúrgico, a Prefeitura de Londrina, por meio da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), deu início à implantação do DIU (Dispositivo Intra-Uterino) medicamentoso.


A primeira paciente a receber o DIU hormonal gratuitamente pela rede municipal de saúde de Londrina foi Sirlei Narciso, de 43 anos. Ela, que é mãe de sete filhos, conta que durante anos sofreu com as cólicas uterinas e sangramentos em excesso, que aumentaram com o nascimento de sua última filha, há 3 anos. O tratamento que ela vinha utilizando era através de injeções realizadas a cada três, aguardando por uma cirurgia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Emerson Dias/N.Com
Emerson Dias/N.Com


A partir de hoje, esse tratamento não mais necessário, pois o DIU medicamentoso - inserido como terapêutica complementar ao novo protocolo de tratamento - a ajudará a controlar esses sintomas e a tratar a doença.

Leia mais:

Imagem de destaque
Análise

Explosão de dengue no Brasil tem relação com desmatamento e mudanças climáticas, diz Fiocruz

Imagem de destaque
Alerta

Brasil tem média de 30 mortes por Covid diárias em 2024

Imagem de destaque
Tratamento

Entenda o que é a embolização, procedimento pelo qual Faustão passou após transplante de rim

Imagem de destaque
Recorde negativo

Com mais de 1,68 milhão de casos de dengue, Brasil supera números de 2023


"Depois que tive minha última filha, tive muito sangramento, tipo hemorragia. Tenho que usar injeção de três em três meses e mesmo assim ainda tenho sangramento. Sabia que eu precisava fazer uma cirurgia, mas vim no médico e ele falou do DIU e, pra mim, vai ser bem melhor do que fazer cirurgia”, disse a primeira paciente a testar a nova terapêutica na rede pública.

Publicidade


Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, são poucas cidades no Paraná e no Brasil que adotaram, na rede pública municipal, esse método de tratamento para as doenças uterinas, evitando as cirurgias ginecológicas.


"No Paraná, Londrina é a primeira cidade que fez todo o protocolo acompanhado de uma linha inteira de cuidados na saúde da mulher. Nosso objetivo é dar mais segurança, mais qualidade de vida às mulheres que têm sangramentos intensos, evitando que seja necessária a cirurgia ginecológica, que é um método muito mais invasivo e que traz riscos. Por isso, implantamos esse protocolo inovador”, explicou Machado.


Eduardo Cristofolli Silva, gerente de serviço complementar em saúde e médico obstetra da Prefeitura de Londrina, explica que a implantação do DIU medicamentoso traz vários benefícios.

"Os estudos têm mostrado que 90% das pacientes, que teriam uma indicação cirúrgica e que foram colocados esses dispositivos, não precisam mais optar pela. Isso aumenta a satisfação de paciente, não ocupa um leito hospitalar, principalmente durante esse período de pandemia, porque você consegue tratá-la clinicamente e não expondo-a aos riscos da própria cirurgia como infecção, hemorragia e outras complicações", aponta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade