A partir da próxima segunda-feira (13), a Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Endemias, vai iniciar as coletas de amostras do 2º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) do ano. O trabalho é realizado em todas as regiões da cidade para avaliar a quantidade de casas com focos do mosquito da dengue em Londrina. A partir disso, o setor direciona as ações de combate ao mosquito da dengue para as regiões mais infestadas.
Para o levantamento serão mobilizados aproximadamente 240 agentes de endemias. Serão inspecionadas 10 mil casas e prédios dos quarteirões sorteados pelo programa LIRAa, do Ministério da Saúde (MS). Durante as inspeções, além de combater os focos, os agentes vão coletar amostras de água parada que contenham larvas do mosquito. A partir de quarta-feira (15), as amostras que forem sendo coletadas vão passar por análises laboratoriais para verificar qual o tipo das larvas e em quais estágios elas estão.
De acordo com a coordenadora do setor de Endemias, Diana Martins, é importante que a população receba os agentes quando forem às suas casas. Desse modo, as ações de combate à proliferação do mosquito podem ser feitas estrategicamente nas regiões com maior nível de infestação. Após as coletas e análises, caso não haja contratempo, a previsão para divulgação do resultado do LIRAa é entre 27 e 28 de abril.
Leia mais:
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Vacinas contra covid-19 serão enviadas aos estados até esta terça
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Número - A Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje (10) um balanço atualizado com os números relativos à dengue em Londrina. Desde janeiro até agora, foram registradas 2.535 notificações, sendo 454 casos confirmados da doença. Outros 1.298 casos estão em andamento e aguardam resultados de exames.