Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Meta de 160 mil doses

Londrina inicia vacinação contra a gripe na próxima segunda

Redação Bonde com N.Com
18 abr 2018 às 17:47
- ANPr
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza começa na próxima segunda-feira (23). A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, integra a iniciativa do Ministério da Saúde que tem o objetivo de imunizar a população contra a gripe em toda a rede pública de saúde. Em 2018, Londrina pretende realizar a meta de aplicar 160.122 doses. O governo federal preconiza a cobertura mínima de 90% de vacinação em todos os grupos prioritários estabelecidos na campanha, que segue até 1º de junho.

Todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) irão realizar a aplicação das doses em Londrina. A comunidade pode procurar os serviços no ponto de atendimento mais próximo de seu trabalho ou residência, de segunda a sexta-feira, nos horários regulares de funcionamento das unidades. O Dia D, data de mobilização nacional, está previsto para o dia 12 de maio, em um sábado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Podem ser vacinadas pessoas acima de 60 anos, gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, povos indígenas, profissionais da saúde, pessoas com doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Tande, campeão olímpico de vôlei, sofre infarto

Imagem de destaque
Saiba mais

Confira quais são os direitos do consumidor na venda da operadora de plano de saúde

Imagem de destaque
Veja os sintomas

Transmitida por mosquito, febre oropouche tem alta no Brasil

Imagem de destaque
Sem condições

Médico acusado de trabalhar embriagado pula a janela para fugir da polícia em Mauá da Serra


Professoras e professores, em atividade, de escolas públicas e privadas, filantrópicas e instituições de ensino superior também foram incluídos no público-alvo inicial da campanha em 2018. Eles podem receber a dose da vacina após apresentar uma declaração emitida pela unidade de ensino onde trabalha.

Publicidade


Todas as pessoas que desejam ser vacinadas devem comparecer às unidades de saúde com documentos pessoais e carteirinha de vacinação, para facilitar os atendimentos e o registro da dose. A vacina é aplicada em dose única para todos os grupos prioritários, exceto as crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, que são imunizadas em duas doses, com intervalo de 30 dias entre cada uma. No entanto, aquelas crianças que já receberam as duas doses em 2017, necessitarão tomar apenas dose única agora.


A gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Fátima Tomimatsu, enfatizou que a campanha é de grande importância para que todos os municípios imunizem suas populações e evitem o aumento da ocorrência de complicações como a pneumonia, por exemplo. "As síndromes gripais são altamente transmissíveis e de fácil contágio entre a população, é uma doença que ainda pode levar a óbito nos casos mais severos. Por isso, a campanha tem o papel de ofertar gratuitamente a vacina e fortalecer a conscientização do público para o tema."

Publicidade


Ainda segundo Fátima, a recomendação é que as pessoas que integram os grupos prioritários, para os quais a campanha se direciona, fiquem sempre atentas a sinais como febre, dor de garganta e em outras partes do corpo, mal-estar e outros sintomas de gripe ou que possam apontar comprometimento mais sérios.


Dados

Publicidade


Segundo levantamento recente da OMS (Organização Mundial de Saúde), a gripe é uma doença que mata mais de 650 mil pessoas todos os anos. Estima-se que aproximadamente 10% da população seja infectada anualmente por algum tipo de vírus influenza e que 1,2 bilhão de pessoas apresentem risco elevado para complicações relacionadas à doença. Deste total, 385 milhões são de idosos acima de 65 anos, 140 milhões de crianças e 700 milhões de pessoas com doenças crônicas.


A Influenza pode ser causada por mais de um tipo de vírus, nas classificações A e B, e possui vários subtipos.


A vacina

Em 2018, a Campanha Nacional contra Influenza aplicará vacina contendo uma cepa A/H1N1, uma cepa A/H3N2 e uma cepa B linhagem Victoria e Yamagata.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade